Cuiabá
Secretário orienta comércio a manter atividades atualizadas no CNAE
Publicado em
24 de janeiro de 2025por
Da Redação
O secretário de Fazenda, Marcelo Bussiki, recebeu na manhã de quinta-feira (23) representantes do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso), para orientar o setor a manter atualizado suas atividades econômicas no CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal), uma vez que, eventuais excessos podem acarretar aumento dos valores referentes às taxas de fiscalização da Vigilância Sanitária.
“A orientação é que cada CNPJ mantenha atualizado e seja fiel à descrição das atividades econômicas. A Prefeitura de Cuiabá quer, acima de tudo, ser rigorosamente legal com seus contribuintes. E, espera a colaboração de cada setor”, afirma.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Silvana Arruda de Miranda, ressaltou que os efeitos da Portaria 109/2024 da Secretária Municipal de Saúde fixou novos critérios para a concessão dos alvarás sanitários aos estabelecimentos comerciais.
“Se for incluída uma atividade de alta complexidade, por alguma falha que seja, pode impactar diretamente na cobrança das taxas. Por exemplo, uma lavanderia hospitalar é atividade econômica de alta complexidade, enquanto a lavanderia doméstica é de baixa complexidade”, explica.
#PraCegoVer
A foto que ilustra a reportagem mostra quatro pessoas conversando numa sala. Todos estão sentados. Na galeria abaixo mostram novas fotos em ambiente de reunião, com mesa e sala ampla e pessoas conversando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeita em exercício debate desafios tributários e fiscais em Congresso Internacional
Published
5 horas agoon
4 de novembro de 2025By
Da Redação
A prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, participou da abertura do 8º Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro, realizado nesta segunda-feira (3), em Cuiabá, no auditório da Escola Superior de Contas. O evento reúne gestores municipais de diversas cidades de Mato Grosso, representantes do Poder Judiciário, especialistas em direito público e autoridades das áreas fiscal e financeira. O objetivo é promover o debate sobre as inovações e desafios da gestão tributária e fiscal no setor público diante da aprovação da Reforma Tributária. O congresso segue até esta terça-feira (4), quando será elaborada a Carta de Cuiabá com as tratativas debatidas.
A coronel destacou que Cuiabá é um importante polo administrativo e econômico do estado, desempenhando papel fundamental na gestão e no desenvolvimento regional. Segundo ela, apesar da alta produção e da riqueza do estado, ainda falta reconhecimento nacional e maiores investimentos em setores estratégicos, como indústria e tecnologia. “É preciso que Cuiabá e Mato Grosso sejam não apenas fortes, mas também estratégicos, buscando autonomia econômica e diversificação, para que a região se torne um polo industrial, sem perder sua vocação como produtora de matérias-primas”, afirmou.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ressaltou que ainda há falta de conhecimento e informações concretas sobre os impactos da mudança administrativa envolvendo os municípios. “A principal preocupação é compreender quais serão as consequências financeiras e estruturais, quanto cada cidade vai ganhar ou perder e quais prejuízos podem ocorrer em áreas essenciais como saúde, educação e segurança. Diante dessa incerteza, é preciso promover debates e parcerias com instituições como o Tribunal de Justiça e especialistas em economia, direito e finanças, para aprofundar o entendimento e buscar respostas mais claras sobre o que realmente vai acontecer. Das discussões aqui tratadas sairá a Carta de Cuiabá, que poderá servir de exemplo para outros estados”, explicou.
Sobre a Carta de Cuiabá, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a importância de transformar as discussões em registros concretos. Ele defendeu que Mato Grosso elabore uma carta própria no contexto da reforma e da partilha entre os estados brasileiros. Segundo Zuquim, o documento deve refletir a realidade específica do estado, relatando as perdas e ganhos de cada município para subsidiar o processo de conhecimento e tomada de decisão. “O objetivo é mostrar que Mato Grosso tem particularidades e precisa ser tratado de forma diferenciada nas discussões nacionais, de modo a evitar prejuízos econômicos. Embora o agronegócio seja forte, o estado enfrenta fragilidade industrial, baixa geração de empregos e graves problemas sociais, com uma parcela significativa da população dependente ou querendo ingressar no Bolsa Família. A situação socioeconômica de Mato Grosso é séria e exige encaminhamentos específicos para garantir seu equilíbrio e desenvolvimento”, frisou.
A palestra magna foi proferida pelo professor doutor Juan Fernando Durán Alba, da Universidad de Valladolid, na Espanha. Em seguida, foram realizados painéis com temas como “A Reforma Tributária e os Impactos para o Centro-Oeste”, apresentado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro, Francisco Pedro Jucá, e “Gestão do Orçamento e a Reforma Tributária”, com o conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).
No segundo e último dia do congresso, serão discutidos temas como “Impactos Econômicos e Financeiros da Reforma Tributária”, “Transição da Reforma Tributária nos Estados e Municípios”, “Impacto da Reforma Tributária na Iniciativa Privada” e “Impacto Social da Reforma”.
A iniciativa é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) e da Escola Superior de Contas, com apoio da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro (ABDF). O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Valdir Teis; o conselheiro do TCE-MT Valter Albano; o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado (MPE-MT); a diretora da Escola Judicial do TRT 23ª Região, desembargadora Eleonora Alves Lacerda; o conselheiro Edilberto Pontes Lima, corregedor do Tribunal de Contas do Ceará e presidente do Instituto Rui Barbosa; a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro; o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB, Robson Ávila Scarinci; o professor doutor em Direito Constitucional da Universidad de Valladolid, Juan Fernando Durán Alba; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional de Mato Grosso, Welder Queiroz; e a prefeita em exercício de Cuiabá, coronel Vânia Garcia Rosa, que prestigiou o primeiro dia da programação.
#PraCegoVer
A foto mostra o auditório onde ocorre o evento, com os participantes e autoridades em pé, entre eles a prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, posicionada no dispositivo, de frente para o público, em momento solene.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Conselho de Ética adia análise de novos processos contra deputados
Projeto de lei amplia crédito para pequenas e médias empresas
Análise da tributação de fintechs e bets tem vista coletiva na CAE
CSP aprova permissão para estados e DF legislarem sobre direito penal
Curso sobre relações interpessoais encerra ciclo com fortalecimento do vínculo entre equipes do TCE-MT
RONDONÓPOLIS
AMTC comunica retirada de abrigo na Fernando Correa
Nesta quarta-feira, 5 de novembro, a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC) vai retirar o ponto de ônibus localizado na...
Nesta quarta-feira (05) começa o Acelera Rondonópolis
A Prefeitura de Rondonópolis e a Associação Comercial Industrial e Empresarial (Acir) se juntaram para realizar um dos maiores encontros...
Câmara Municipal realiza 3ª audiência pública sobre LDO, LOA e PPA no bairro Cidade de Deus
Câmara Municipal realiza 3ª audiência pública sobre LDO, LOA e PPA no bairro Cidade de Deus. A Câmara Municipal de...
MATO GROSSO
Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra Goiás
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) abriu inscrições para o sorteio que levará, de forma gratuita,...
Companhia Raio prende dupla com 30 porções de entorpecentes em Várzea Grande
Policiais da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio), do 2º Comando Regional, prenderam dois homens, de 24 e...
Unidade de retaguarda da COP 30, MT Hemocentro alerta para reforço dos estoques de sangue
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, precisa do apoio da população para reforçar os estoques...
POLÍCIA
Companhia Raio prende dupla com 30 porções de entorpecentes em Várzea Grande
Policiais da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio), do 2º Comando Regional, prenderam dois homens, de 24 e...
PRF apreende entorpecente durante fiscalização na BR-364 em Santo Antônio do Leverger (MT)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta segunda-feira (03), oito tabletes de substância análoga à maconha durante uma...
Polícia Militar conduz nove faccionados por tráfico de drogas em Jaciara
O Grupo de Apoio (GAP) do 28º Batalhão da Polícia Militar conduziu nove suspeitos pelo crime de tráfico de drogas,...
FAMOSOS
Paulo André anuncia estreia musical com single “Calma”: ‘minha correria pede calma’
Paulo André, ex-participante do BBB 22, vai estrear na música com o single “Calma”, que será lançado em 28 de...
Luciano Huck celebra os 18 anos do filho Benício com homenagem emocionante
O apresentador Luciano Huck, de 54 anos, usou as redes sociais nesta segunda-feira (3), para celebrar os 18 anos de...
Nattan e Rafa Kalimann curtem dias de descanso em Trancoso: ‘Com amigos’
ESPORTES
Ancelotti surpreende com convocação e novas caras para amistosos
O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira a lista de 26 atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos dois próximos...
São Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
Em um confronto direto por posições na tabela do Campeonato Brasileiro, o São Paulo superou o Vasco da Gama por...
Palmeiras vence Juventude e retoma liderança isolada do Brasileirão
O Palmeiras deu um passo importante na briga pelo título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Juventude por 2 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS5 dias agoCerca de mil profissionais participam do primeiro dia da Conferência da Educação Infantil
-
RONDONÓPOLIS5 dias agoPrazo para participar do IPTU Premiado termina nesta sexta-feira (31)
-
RONDONÓPOLIS5 dias agoPrefeito autoriza começo de obras para levar energia elétrica ao Altamirando 2
-
RONDONÓPOLIS6 dias agoPrefeito e secretário de Saúde participam de inauguração de nova sede da Apor







