MATO GROSSO

Unidade de retaguarda da COP 30, MT Hemocentro alerta para reforço dos estoques de sangue

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, precisa do apoio da população para reforçar os estoques de sangue, principalmente dos tipos O+, O-, AB- e B-, que estão em atenção.

Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, além de atender as demandas habituais dos hospitais de Mato Grosso, a unidade vai atuar como retaguarda para o fornecimento de hemocomponentes em caso de necessidade durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

O evento vai reunir chefes de Estado, representantes governamentais, organizações internacionais, diplomatas, empresários, ativistas e o público em geral de diversas partes do mundo.

“O MT Hemocentro precisa estar com os estoques de sangue estáveis para suprir o abastecimento local e ainda poder ajudar em caso de desastres, acidentes ou outras situações emergenciais que demandem grande volume de hemocomponentes em Belém”, explicou o diretor.

Por isso, Fernando convida os cidadãos a se dirigirem à unidade, na Rua 13 de Junho, 1.055, bairro Centro Sul, em Cuiabá, para doar sangue e colaborar com os estoques do MT Hemocentro.

Leia Também:  Digitalização dos serviços da Sefaz-MT será discutida com a classe contábil na quinta-feira (16)

“Contamos com os mato-grossenses para que compareçam ao MT Hemocentro e nos ajudem neste momento em que precisamos estar preparados e com os estoques reforçados para ajudar ainda mais gente. Quem tiver qualquer um dos tipos sanguíneos pode doar e será muito bem recebido pela nossa equipe, mas estamos com baixa dos tipos O+, O-, AB- e B-”, afirmou Modolo.

A unidade realiza a coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Leia Também:  Corrida do Corpo de Bombeiros arrecada mais de uma tonelada de alimentos para doação

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Projeto Doutores Palhaços integra Mostra de Experiências em Humanização no RJ

Published

on

O projeto Doutores Palhaços, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), será apresentado na 1ª Mostra de Experiências em Humanização (HumanizaRIO 2025), que ocorrerá de 17 a 19 de novembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro.

Entre 2023 e 2025, o projeto capacitou mais de 100 profissionais em Mato Grosso, entre servidores, trabalhadores aposentados do SUS (Sistema Único de Saúde) e membros da comunidade, para levar humanização, leveza e escuta sensível para pacientes, profissionais e familiares.

“Será feito um relato da experiência ‘Palhaçaria Hospitalar – Doutores Palhaços MT’, sobre como a arte e o riso vêm transformando os ambientes hospitalares de Mato Grosso em espaços mais humanos, afetivos e cheios de vida”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Segundo a gestora, as formações abordaram tanto aspectos técnicos da palhaçaria quanto dimensões éticas e emocionais, fortalecendo a sensibilização no cuidado.

“As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes. Essa história dos ‘Doutores Palhaços’ atravessa fronteiras e inspira o SUS de todo o Brasil”, acrescentou.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo

O projeto será apresentado pela servidora Áurea Kelly Campos, conhecida pelo nome artístico de Eloá Pimenta.

A mostra terá cerca de 70 trabalhos com o objetivo de valorizar e compartilhar iniciativas que promovem cuidado e gestão humanizada, acolhimento, escuta ativa, empatia, saúde do trabalhador e promoção da saúde em diferentes contextos institucionais e comunitários.

Sobre os Doutores Palhaços

O projeto “Doutores Palhaços” capacita profissionais na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde, com o intuito de levar alegria e conforto aos pacientes, acompanhantes e servidores. As atividades proporcionam a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

O projeto “Saúde com Alegria: Doutores Palhaços no Estado de Mato Grosso” foi idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e é executado por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA