Política MT
Arraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura
Publicado em
26 de junho de 2026por
Da Redação
Foto: Hideraldo Costa/ALMT
Um colorido de bandeirolas, balões, e elementos típicos da cultura junina deu um novo cenário ao estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na noite desta quinta-feira (25). A decoração, preparada artesanalmente nos mínimos detalhes, encantou o público e contou ainda com uma fogueira cenográfica de efeitos digitais, que remeteu ao calor e ao aconchego das tradicionais fogueiras de São João, aliando tradição e segurança. Entre comidas típicas, apresentações culturais, música e atrações para todas as idades, servidores, parlamentares, familiares e visitantes celebraram uma noite de integração, valorização da cultura popular e fortalecimento dos laços de convivência.
As crianças também tiveram espaço garantido na festa, com brinquedos gratuitos, como pula-pula e escorregador, além do já tradicional espaço para fotografias temáticas.
A gastronomia foi outro destaque do Arraiá. As barracas ofereceram uma grande variedade de pratos típicos, como pastel, espetinho, Maria Isabel, sarapatel, bolos, pipoca, quentão, vinho, derivados do milho e outras delícias tradicionais que fizeram sucesso entre os visitantes.
A programação cultural reuniu apresentações musicais, a tradicional quadrilha formada pelos servidores da Assembleia Legislativa e a participação especial de um grupo de Tangará da Serra. O palco também recebeu os artistas Cristian de Paula, Banda Novo Som e Matheuzinho Sucessinho, que animaram o público ao longo da noite.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode), destacou que o Arraiá já faz parte do calendário da instituição e representa um importante momento de integração entre os servidores e suas famílias.
“Já é uma tradição da Assembleia Legislativa. É uma comemoração muito esperada pelos nossos servidores e que a Mesa Diretora e todos os deputados fazem questão de manter. Tudo foi preparado com muito carinho, pensando em cada detalhe para proporcionar uma grande festa. O clima ajudou, está agradável, perfeito para aproveitar as comidas típicas, dançar e confraternizar. Estou muito feliz em ver tanta gente participando e se divertindo”, afirmou.
O primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), ressaltou que participa do evento desde o início de seu mandato e destacou o ambiente de confraternização proporcionado pela festa.
“É uma festa tradicional da nossa Casa. Participo há sete anos e sempre é um momento especial para reunir servidores, familiares e amigos. Tenho certeza de que será uma noite maravilhosa, com grandes apresentações. A quadrilha convidada de Tangará da Serra vai encantar o público”, disse.
Responsável pela organização do evento, o superintendente do Instituto Memória, Gilmárcio Pontes, explicou que a festa foi preparada durante meses pelos servidores da Secretaria de Cultura e Memória Legislativa.
“Tudo é feito com muito carinho pelos nossos servidores. A decoração é produzida manualmente e cada detalhe é pensado para proporcionar uma noite especial. A preservação das tradições culturais é uma das missões da Secretaria de Cultura e Memória e do Instituto Memória. Por isso, buscamos valorizar a gastronomia típica, a música, as danças e todos os elementos que fazem parte da cultura junina”, destacou.
Segundo ele, além das atrações culturais e musicais, o evento também fortaleceu a participação dos próprios servidores, responsáveis pelas barracas de alimentação.
Morador de Campo Verde, Márcio Gusmão, participou do Arraiá da Assembleia Legislativa pelo segundo ano consecutivo. Ao lado da esposa e dos três filhos, ele destacou o ambiente familiar e a organização do evento.
“É o segundo ano que participamos do Arraiá da Assembleia Legislativa e fazemos questão de trazer toda a família. Viemos de Campo Verde, eu, minha esposa e nossos três filhos, para aproveitar esse momento de confraternização. É uma festa muito bem organizada, com um ambiente seguro, boa música, comidas típicas e atrações para as crianças. Vale a pena fazer a viagem para viver essa experiência e manter vivas as tradições juninas em família.”
Entre as novidades desta edição esteve a Santa Macaxeira, produto apresentado pela servidora Uecileny Rodrigues Fernandes.
Segundo ela, o salgado é preparado com massa amanteigada de mandioca recheada, tendo como principal opção carne seca com banana-da-terra.
“É a primeira vez que participamos do Arraiá da Assembleia. O produto está há cerca de um ano no mercado e estamos testando a aceitação nos eventos. A estrutura oferecida pela Assembleia é excelente e o público tem prestigiado bastante”, afirmou.
A coordenadora do Instituto Memória, Mara Regina Visnadi, destacou que toda a decoração foi produzida pelos servidores e que o trabalho envolveu praticamente toda a Assembleia Legislativa.
“É uma festa preparada durante meses. Fazemos tudo com muito carinho porque os servidores já esperam esse momento todos os anos. Quando vemos as pessoas se divertindo, isso recompensa todo o esforço da equipe”, disse.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Correia da Silva Santos, ressaltou que a ampla divulgação contribuiu para atrair não apenas os servidores, mas também o público externo.
“É uma festa tradicional da Assembleia Legislativa, feita a várias mãos. Nossa expectativa é reunir servidores, familiares e toda a comunidade em um ambiente acolhedor, com boa música, boa comida e muita integração”, afirmou.
O deputado Wilson Santos (PSD) também participou da festa e elogiou a organização do evento. “Quero parabenizar o presidente Max Russi e toda a equipe pela realização desta grande festa. É um momento de confraternização entre deputados, servidores, familiares e convidados. Esta é uma das festas juninas mais bem organizadas da Assembleia Legislativa”, declarou.
Entre os visitantes esteve o prefeito de Nortelândia, que destacou a importância da iniciativa para fortalecer a cultura popular e incentivar a economia local.
“É uma festa muito bem organizada. Eventos como esse valorizam a nossa cultura e também ajudam as pessoas que trabalham nas barracas a gerar renda. Está tudo muito bonito”, afirmou.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Published
1 dia agoon
26 de junho de 2026By
Da Redação
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.
A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.
Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.
Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.
Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.
A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.
Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.
A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
RONDONÓPOLIS
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis. Em alusão ao Mês de Conscientização...
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul. A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou,...
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS6 dias agoCâmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público
-
RONDONÓPOLIS4 dias agoCarteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
-
Política Nacional6 dias agoApoio do Senado a vítimas de violência doméstica completa 10 anos
-
MATO GROSSO7 dias agoEsporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT







