TRE MT

Cartório eleitoral de Pontes e Lacerda amplia horário de atendimento

Publicado em

A partir desta quarta-feira (8), o cartório da 25ª Zona Eleitoral, com sede em Pontes e Lacerda (município distante 402 km de Cuiabá), passa a atender em horário ampliado: das 7h30 às 17h. Até o dia 31 de outubro, serão 18 dias com atendimento estendido, visando aumentar o cadastramento biométrico de eleitores no município. A segunda fase do horário ampliado ocorrerá em novembro e terá 15 dias, entre os dias 10 e 28. Atualmente, o atendimento vai até as 13h30.

A mudança no horário faz parte das ações da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que tem como meta, neste ano, ampliar a coleta biométrica no estado para pelo menos 98%. Em Pontes e Lacerda, o cartório está muito próximo de alcançar essa meta — restam apenas 650 eleitores. O município possui 32.454 eleitores e eleitoras aptos a votar, dos quais 30.772 (94,82%) já realizaram o cadastramento biométrico.

“Estamos confiantes de que até o próximo mês teremos alcançado os 98% de coleta biométrica em Pontes e Lacerda. Temos mutirões a realizar e outras ações à espera do retorno das autoridades. O novo horário representa mais tempo disponível para que o eleitor nos procure para fazer a coleta ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral”, avalia a chefe do Cartório da 25ª Zona Eleitoral, Adriana Ruzzante Gagliardi.

Leia Também:  Forças Federais alinham atuação em locais de votação indígenas de Mato Grosso

De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 5,18% dos eleitores do município ainda não possuem biometria.

Jornalista: Anderson Pinho

#PraTodosVerem — A imagem mostra a fachada de um prédio moderno com a identificação “Cartório Eleitoral de Querência”. Em frente ao local, duas pessoas de capacete trafegam em uma motocicleta por uma rua asfaltada. O céu está limpo e azul, e há algumas palmeiras e construções ao fundo, compondo um cenário urbano e tranquilo.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE MT

TRE-MT reativa Posto Eleitoral de Santo Afonso para ampliar atendimento biométrico

Published

on

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso reativou nesta quarta-feira (8) o Posto Eleitoral de Atendimento de Santo Afonso (município distante a 257 km de Cuiabá), vinculado à 17ª Zona Eleitoral, com sede em Arenápolis (a 25 km dali). A medida foi formalizada pela Portaria nº 05/2025, assinada pela juíza eleitoral Marina Dantas Pereira, e tem como objetivo ampliar o atendimento e facilitar a coleta biométrica dos eleitores da região.

O posto passará a funcionar na Rua Marechal Deodoro, s/nº, Bairro Vila Alta, anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Afonso. O atendimento ao público será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A portaria também designou uma servidora pública indicada pela Prefeitura Municipal de Santo Afonso, como responsável pelo Posto Eleitoral. A nomeação está amparada no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 33/2025, firmado entre a Justiça Eleitoral e o município.

O posto utiliza um kit biométrico para o cadastramento de eleitores, composto por computador, scanner para coleta digital, câmera, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É um posto eleitoral situado na sede do município, o que facilita o acesso aos eleitores de seções da zona rural como as glebas União e Pecuama, que fica a 60m da cidade”, afirmou o servidor do cartório da 17ª Zona Eleitoral, Ednilson de Souza Matos.

Leia Também:  CEJUD reconhece esforço dos Juízos Eleitorais no julgamento de processos

Para receber atendimento, basta levar documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Segundo a juíza Marina Dantas, a reativação do posto representa um reforço nas ações da campanha Biometria 100%, promovida pela Corregedoria Regional Eleitoral. “A descentralização do atendimento é fundamental para garantir que todos os eleitores de Santo Afonso possam realizar a coleta biométrica dentro do prazo legal, sem precisar se deslocar até Arenápolis”, destacou a magistrada.

A portaria tem vigência até maio de 2026, ao fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2026.

Em Santo Afonso, segundo dados do TRE-MT, a cobertura biométrica total alcançou a marca de 86,26%, o equivalente a 2.298 eleitores, dentro de um universo de 42.664 pessoas aptas a votar. Faltam 366 eleitores (13,74%) para a coleta integral no município.

Leia Também:  Revista Democrática abre prazo para o recebimento de artigos candidatos ao volume 12

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra o interior do Posto Eleitoral de Santo Afonso, onde uma servidora da Justiça Eleitoral atende uma eleitora sentada à frente de um computador. Ao fundo, há um banner da campanha “Biometria 100%” incentivando o cadastramento biométrico. O ambiente é simples e bem iluminado, com paredes brancas e faixa verde, mesa de atendimento e equipamentos de informática.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA