RONDONÓPOLIS

VEREADORES APROVAM ABERTURA DE CEI PARA INVESTIGAR A SANTA CASA

Publicado em

Os vereadores de Rondonópolis aprovaram a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a Santa Casa de Misericórdia durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (6). Essa decisão surgiu em resposta a diversas denúncias e da grave situação financeira da entidade.

O vereador Ibrahim Zaher afirmou que a Casa de Leis vem acompanhando a situação da Santa Casa desde o início do ano e que inclusive já foi feita uma reunião há duas semanas com membros da diretoria para saber qual a real situação. “Tem médicos, fornecedores sem receber desde o mês 6 do ano passado. A Santa Casa passa por uma grande crise financeira e é uma entidade que tem recebido aporte constantemente, através de emendas de parlamentares e recursos que possam suprir essa deficiência financeira”, alegou.

Ibrahim defende que tem questões que precisam ser averiguadas. “Nos últimos dias circularam nas redes sociais diversas denúncias e a Câmara se sente na obrigação de abrir essa CEI para averiguar essas informações. Sabemos que é um hospital importante, referência para mais 600 mil pessoas da região Sul, só que não dá pra investir tanto recurso público e esses problemas financeiros se perpetuarem. Vamos nos aprofundar, buscar ouvir todos os envolvidos para buscar solucionar esses problemas”, justificou Zaher.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra influenza começa nesta terça-feira (11) em Rondonópolis

Para o presidente da Câmara, Paulo Schuh, essa investigação é fundamental. “A Santa Casa é uma instituição vital para o atendimento médico na região, por isso os vereadores querem entender melhor as questões que têm afetado o funcionamento da instituição”, alegou.

Agora cabe ao presidente da Câmara, Paulo Schuh, indicar os 7 membros que irão compor a CEI. Eles terão 180 dias para fazer a acareação e os levantamentos para poder dar uma resposta a sociedade. “Precisamos buscar esclarecimentos, a Santa Casa acumula uma dívida de R$ 70 milhões. Vamos montar a Comissão e iniciar os trabalhos na próxima semana”, declarou o presidente.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RONDONÓPOLIS

Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

Published

on

Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.

A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.

Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.

Leia Também:  Setrat anuncia que trecho da Rua Edivaldo Ferreira se tornará mão única

O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.

Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.

Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.

Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra influenza começa nesta terça-feira (11) em Rondonópolis

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA