RONDONÓPOLIS

Procuradoria da Mulher e Escola do Legislativo da Câmara realizam Feira de Artesanato

Publicado em

A Procuradoria da Mulher e da Família e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis está realizando a Feira do Artesanato do Mês das Mulheres. O evento é uma forma de homenagear as mulheres e proporcionar uma renda extra, além de aproximar essas mulheres do Legislativo.

De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Paulo Schuh, são cerca de 250 mulheres artesãs envolvidas e a Feira faz parte de uma série de ações que visam valorizar a mulher. “Além dessa feira, no decorrer do ano nós vamos ter o Gabinete Itinerante, que junto com a Procuradoria Mulher e da Família, estará em alguns locais da cidade. Inclusive dia 29 agora nós vamos estar na Praça dos Carreiros com esse Gabinete com várias ações voltadas para atender as mulheres da nossa cidade”, explicou.

Ainda segundo Schuh, essa atividade que expõe a produção das mulheres artesãs da cidade no saguão da Câmara tem uma grande importância econômica para as participantes. “É essencial apoiar as artesãs, dando espaço, visibilidade para essas pessoas e para os seus belos produtos. E a gente convida a população que venha à Câmara Municipal prestigiar esse evento. É muito importante que a sociedade participe e quem não conhece, aproveita para conhecer a Câmara, os gabinetes dos vereadores, o gabinete do presidente. Estamos com as portas abertas a toda a população”, completou.

Leia Também:  Técnicas do Programa Ser Família visitam Rondonópolis

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Nico Queiroz, a Procuradoria da Mulher e da Família, composta pelas vereadoras Kalynka Meirelles (PL) e Mariuva Valentin (MDB), a ideia principal da Feira é mesmo homenagear as mulheres no seu mês. “Todo mês nós vamos ter atividades voltadas para as mulheres rondonopolitanas. Nós começamos com a sessão solene no último dia 7 e nós teremos a feira todas as terças e quartas-feiras e vamos culminar com um grande evento na Praça dos Carreiros, onde faremos uma ação com parceiros para atender às demandas da sociedade, principalmente com esse viés feminino”, externou.

Ele ainda explicou que as artesãs que estão expondo seus trabalhos na Câmara fazem parte de grupos organizados e representam entre 250 a 300 mulheres que produzem artesanato para garantir sua sobrevivência ou para terem uma renda extra.

Uma das participantes é a artesã Cícera Barreto de Moura que faz parte do Setorial do artesanato da cidade e destaca a importância da feira para ela e sua família. “Para nós, mulheres artesãs, é muito importante o nosso trabalho ser divulgado, porque a gente vê que não tem muito conhecimento do artesanato produzido aqui na cidade. É muito importante para nós esse contato, as pessoas vêm perguntar se é material natural, que vem da natureza, se é trabalhado à mão. Isso deixa a gente muito feliz e também podemos ajudar a complementar a renda em casa”, afirmou.

Leia Também:  Agricultura realiza recuperação de estradas na comunidade Marajá

Inclusão

Um dos objetivos da Feira do Artesanato do Mês das Mulheres é realmente promover a inclusão social das mulheres, e a prova disso é artesão Mariana Garcia Florentino, de 18 anos, que é autista e produz alguns dos artesanatos mais bonitos expostos, como caixas de MDF, imagens sacras, terços e chaveiros com o tema religioso. “Eu sempre gostei muito de fazer arte, em diversos sentidos, inclusive com pinturas de tela, mas eu entendi que para ter um sucesso financeiro e de vida mesmo, eu precisava fazer o que eu gosto. O que eu gosto é o artesanato. Por isso eu digo: nunca desista do que você gosta”, testemunhou.

A Feira teve início nessa terça-feira (11) e prossegue na quarta-feira (12), para depois retornar com outra turma de artesãs nos dias 18 e 19 desse mês.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RONDONÓPOLIS

Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

Published

on

Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.

A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.

Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.

Leia Também:  Prefeitura conclui obras de drenagem na Avenida Miguel Ferreira Jardim, no Jd. Primavera 2

O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.

Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.

Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.

Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

Leia Também:  Agricultura realiza recuperação de estradas na comunidade Marajá

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA