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Prefeitura recupera frota do transporte coletivo e amplia atendimento à população

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Quando a atual gestão do prefeito Claudio Ferreira assumiu a administração municipal, a frota da Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC) estava operando com apenas 22 dos 50 ônibus disponíveis. Esse cenário comprometia o atendimento à população, resultando em alteração nas linhas e falha nos horários. Atualmente, já são 45 ônibus em circulação na cidade.

Diante da situação inicial, o prefeito solicitou uma ação para recuperar a frota o mais rápido possível. O coordenador técnico da AMTC, Paulo Sérgio, explica que uma equipe foi montada para atender à demanda e garantir a retorno dos veículos ao transporte público. “Com empenho de toda a equipe, em menos de 40 dias conseguimos colocar mais de 40 ônibus em circulação”, destacou Paulo Sérgio.

Ao assumir a gestão, a equipe encontrou veículos parados há mais de oito meses devido à falta de manutenção. “Faltavam pneus, compressores de ar, câmbios, para-brisas e até mesmo volantes. Era um verdadeiro descaso”, afirmou o coordenador.

Agora, a meta da Prefeitura é colocar 100% da frota em operação nos próximos dias. Atualmente, todas as linhas da tabela 1 já estão sendo atendidas integralmente.

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Para garantir o bom funcionamento dos veículos, a manutenção preventiva está sendo realizada a cada 5 mil quilômetros, com revisão completa dos ônibus.

“Toda a equipe está se dedicando para atender bem a população. Nosso objetivo é melhorar cada dia mais, trazendo dignidade para o transporte público, que é um compromisso da nova gestão”, concluiu Paulo Sérgio.

A população pode entrar em contato com a AMTC para sugestões ou reclamações pelo telefone da Ouvidoria (66) 99908-1802.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

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Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.

A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.

Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.

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O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.

Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.

Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.

Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

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Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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