A Prefeitura de Rondonópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo realizou nesta segunda-feira (25) o sorteio de 20 lotes para realocar e dar moradia digna para população ribeirinha, famílias em áreas ambientais ou de risco e em vulnerabilidade social.
O projeto está sendo desenvolvido através de parceria entre estado e município, beneficiando famílias inscritas no cadastro do município, que tenham passado por atendimento social e com processos completos na habitação.
Cada família terá direito a um lote no bairro Padre Miguel. Através do sorteio realizado pela equipe técnica da secretaria na presença de dezenas de beneficiados e do prefeito José Carlos do Pátio, os presentes ficaram sabendo o local exato onde serão construídas as suas novas casas. Todas as edificações do local serão padrão.
A área para a construção foi doada pelo município que também está entrando com a mão de obra, ferramentas e infraestrutura. O estado, através do programa SER Família, garante todo o material e a parte complementar da mão de obra.
O prefeito José Carlos do Pátio, que assistiu o sorteio, destacou que os avanços no setor habitacional nesta gestão só foi possível devido à concretizações de boas parcerias, em especial com o governo federal. “Pegamos esta cidade com 20 mil famílias na fila da habitação e estamos entregando a gestão com cerca de duas mil famílias. E quero entregar estas casas antes do encerramento do mandato”, ressaltou.
As famílias puderam verificar o início das obras com execução do alicerce das primeiras casas populares. Vandenil Soares Amorim, pedreiro e pai de 12 filhos, morará ali com a atual esposa e com os sete menores. “É um sonho realizado. Eu vou sair do aluguel, estou muito feliz. Sou pedreiro e estou aqui para ajudar a construir as casas”.
Juliana Miloni da Silva, dona de casa, sofreu quando viu sua casa ser demolida porque estava em área de risco. Ela é uma ribeirinhas atendidas. “Lá quando chovia, alagava tudo. Vou ter paz e sossego porque ninguém será levado pela água. Tinha medo. Agora estou feliz”, concluiu.
A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste fim de semana mais uma etapa do programa Zera Fila, desta vez atendendo os procedimentos oftalmológicos. Serão realizadas 162 cirurgias de pterígio, sábado (15) e domingo (16), o que vai atender toda a demanda existente na rede municipal.
Todos os pacientes, antes de passarem pela cirurgia, já tiveram a consulta com o médico oftalmologista e também fizeram os exames de risco cirúrgico. Os procedimentos serão realizados no Ceadas, mesmo local em que a avaliação para cirurgia foi feita e que também ocorrerá o retorno, facilitando a vida do paciente que terá todo o atendimento em um só local.
O programa Zera Fila foi lançado pela Prefeitura de Rondonópolis com início em 1º de agosto, buscando atender pacientes que estão há anos aguardando por cirurgias. Somente na área da oftalmologia já foram realizados 1.200 procedimentos.
O secretário municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, explicou que a gestão Cláudio Ferreira seguirá empenhada com o Zera Fila, para que assim como o que está ocorrendo com o pterígio, as demais cirurgias também tenham suas filas zeradas. “Essa não é apenas uma meta administrativa, é um compromisso com a vida e com a dignidade de cada morador de Rondonópolis que precisa de atendimento de saúde”, disse.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade