Após cerca de 40 dias do início da operação tapa-buracos, a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já conseguiu contemplar com o serviço as principais vias da cidade e os pontos considerados mais críticos nos bairros. A estimativa é que o trabalho já perfaz cerca de 10 mil m² de tapa-buracos, estando dentro do cronograma traçado.
O secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Corrente Luz, observa que, no começo dos trabalhos, a gestão priorizou a recuperação das principais vias da cidade, sendo que, diante da grande quantidade de solicitações e da demanda, passou a atuar nas últimas semanas também nos bairros, especificamente nos pontos críticos.
Foto – Divulgação
Lucas Luz lembrou que a atual gestão encontrou uma situação muito crítica nas vias da cidade e ainda sem a manutenção de contratos de serviços básicos, o que atrapalhou o começo dos trabalhos de recuperação das vias. “Até agora a gente vem atendendo os pontos críticos. A gente vem se desdobrando para fazer aquilo que a população vem apontando como emergencial”, disse.
Atualmente concentrado nos bairros, a intenção agora é que o serviço de tapa-buraco retorne nos próximos dias para o quadrilátero central de Rondonópolis, seguindo um trajeto a partir da Avenida Rotary Internacional (antiga Brasil). Com o início da temporada de seca, agora a partir de abril, a Secretaria de Infraestrutura espera dar mais celeridade no serviço de recuperação das vias, considerando que o período chuvoso atrapalha muito o trabalho.
O secretário destacou ainda que todo serviço vem sendo feito com vistas à maior durabilidade da recuperação. “Avalio o serviço como diferenciado. Eu até então não tinha visto isso na cidade. A gente faz o requadramento, a recomposição da base, põe o ligante e depois o CBUQ. Dessa forma, a gente garante uma durabilidade no serviço muito maior. É um serviço com parâmetro, que a gente executa dentro das normas”, externou.
Foto – Ednilson Aguiar
Outro serviço executado pela Secretaria de Infraestrutura é o de recuperação da drenagem e afundamento do pavimento em vias da cidade. Nesse período de cerca de 40 dias, Lucas calcula que mais de 90% da lista de pontos com avarias já foi contemplada, com o conserto executado, estando na reta final.
A Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José, vai se transformar em um grande espaço que vai integrar mobilidade, infraestrutura e lazer. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste fim de semana, dentro das ações para comemorar os 100 primeiros dias de governo, que vai implantar um parque linear nessa via, modernizando o canteiro central existente.
O parque linear na Avenida Irmã Bernarda vai englobar o trecho final da maior ciclovia que está sendo projetada na cidade (a qual deve começar na Avenida Otaviano Muniz) e uma completa urbanização do canteiro central com playground, pista de skate, espaços de exercícios físicos, novo paisagismo e nova iluminação, além de pista de caminhada.
Conforme o prefeito, esse espaço da Avenida Irmã Bernarda está subutilizado atualmente, localizando-se em uma das regiões mais populosas da cidade, bem como sendo uma confluência de diferentes atividades, como comercial, de entretenimento com bares e restaurantes e ainda de lazer. “Vamos modernizar esse espaço para atender de forma multifuncional toda aquela comunidade”, explicou.
Detalhando sobre a ciclovia almejada, ela deve atravessar a cidade de ponta a ponta, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano. A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguir pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional (Brasil), Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda.
O projeto do parque linear na Avenida Irmã Bernarda já está pronto e deve ser licitado ainda em 2025.
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