RONDONÓPOLIS

Prefeito entrega 1ª sala de recurso multissensorial da rede municipal

Publicado em

Em mais uma ação em comemoração aos 100 dias de governo, o prefeito Cláudio Ferreira, junto com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, fez a entrega da primeira sala de recursos multissensorial de Rondonópolis, que foi instalada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mãe Margarida que irá atender alunos com deficiência de toda a região da Vila Rica. Além dessa, outras sete salas de recursos multissensorial serão implantadas na rede de educação para atender os mais de 1.600 alunos atípicos matriculados em escolas e creches municipais.

Durante a entrega da sala de recursos na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito destacou que essa entrega é o primeiro degrau da gestão municipal na jornada que tem como objetivo garantir uma educação inclusiva de qualidade no município, com os investimentos necessários para possibilitar o desenvolvimento e inclusão das crianças com deficiência. “São recursos que vão ajudar nossas crianças a desenvolver todo o potencial”, acrescentou.

O secretário de Educação explicou que foram investidos R$ 165 mil para equipar a sala com recursos multissensoriais no Cmei Mãe Margarida. Outras sete escolas e creches terão esse tipo de recurso para atender as crianças com deficiência, uma em cada um dos oito polos de educação da cidade.

Leia Também:  TCE/MT aprova contas de governo do Município e aponta equilíbrio financeiro e respeito aos repasses constitucionais

Além das salas multissensoriais que serão implantadas por região, Carlos Júnior ressaltou que, ao todo, a rede municipal conta com 52 salas para recursos multifuncionais da educação inclusiva, sendo que destas, 17 estavam equipadas. A gestão municipal está equipando com os recursos as demais 35 salas multifuncionais existentes. “Os recursos para equipar essas 35 salas já foram adquiridos e devem começar a ser instalados na próxima semana”.

A gerente do Departamento de Gestão de Educação Inclusiva do Município, Geicivani Fernandes, explicou ainda que os professores passarão por treinamento com terapeuta ocupacional para apreender a utilizar os recursos da sala multissensorial e sua aplicação.

Ednilson Aguiar/Gcom

Recursos multissensorial

A sala de recurso multissensorial é um espaço criado com recursos que visam estimular os sentidos como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Os recursos são usados para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, ajudando os estudantes a desenvolverem suas potencialidades, bem como para proporcionar autorregulação de emoções e comportamentos.

Os recursos das salas multissensoriais incluem equipamentos como os de fibras óticas, que criam um espetáculo visual com pontos de luz que mudam de cor; com colunas de bolhas de água; com projetores que reproduzem imagens e estímulos visuais; caixas de som amplificadas que reproduz músicas e sons da natureza; chocalho pau de chuva, que estimula a audição e proporciona uma experiência tátil; luminária de parede quântica, que cria uma experiência visual personalizada e estimulante, dentre outros.

Leia Também:  Muita diversão da Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Já, as salas de recursos multifuncionais são os espaços escolares que oferecem atendimento educacional especializado a alunos com necessidades específicas, sendo equipadas com recursos como computadores, mobiliário acessível, lupas eletrônicas, alfabetos móveis, impressoras em braille, além de materiais pedagógicos adaptados, softwares, jogos, recursos de tecnologia assistiva.

Ednilson Aguiar/Gcom

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RONDONÓPOLIS

Prefeitura projeta parque linear para Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto

Published

on

A Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José, vai se transformar em um grande espaço que vai integrar mobilidade, infraestrutura e lazer. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste fim de semana, dentro das ações para comemorar os 100 primeiros dias de governo, que vai implantar um parque linear nessa via, modernizando o canteiro central existente.

O parque linear na Avenida Irmã Bernarda vai englobar o trecho final da maior ciclovia que está sendo projetada na cidade (a qual deve começar na Avenida Otaviano Muniz) e uma completa urbanização do canteiro central com playground, pista de skate, espaços de exercícios físicos, novo paisagismo e nova iluminação, além de pista de caminhada.

Conforme o prefeito, esse espaço da Avenida Irmã Bernarda está subutilizado atualmente, localizando-se em uma das regiões mais populosas da cidade, bem como sendo uma confluência de diferentes atividades, como comercial, de entretenimento com bares e restaurantes e ainda de lazer. “Vamos modernizar esse espaço para atender de forma multifuncional toda aquela comunidade”, explicou.

Leia Também:  Mobilidade Urbana implementa mudanças no trânsito visando poupar vidas

Detalhando sobre a ciclovia almejada, ela deve atravessar a cidade de ponta a ponta, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano. A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguir pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional (Brasil), Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda.

O projeto do parque linear na Avenida Irmã Bernarda já está pronto e deve ser licitado ainda em 2025.

Perspectiva do parque linear

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA