RONDONÓPOLIS

Prefeito e equipe técnica percorrem pontos que precisam de obras

Publicado em

O prefeito Cláudio Ferreira esteve na manhã desta sexta-feira (14) em diversos pontos da cidade onde são necessárias construções de grandes obras, como viadutos e trincheiras. A visita foi acompanhada do secretário de infraestrutura, Lucas Corrente Luz, que liderou a equipe técnica da Sinfra que também esteve nos locais.

O primeiro ponto visitado pela equipe, um dos considerados mais críticos, foi o cruzamento da avenida Lions Internacional com a rua Fernando Correa da Costa, no acesso da avenida Otaviano Muniz. O local recebe grande fluxo de veículos que vêm da região central da cidade e também da região dos distritos industriais que atravessam a ponte.

A expectativa é fazer um levantamento para em breve abrir o processo de contratação de empresa especializada na construção das chamadas obras de arte especiais, como viadutos por exemplo.

Outro local com cruzamento intenso de veículos visitado pela equipe fica na avenida Bandeirantes no cruzamento com a rua Benjamin Duarte. No local, foi construída uma rotatória, mas ainda não foi suficiente para organizar o tráfego na via que é uma das principais da cidade. Ainda na rua Benjamin Duarte a previsão da construção de obra no cruzamento com a rua José Barriga, na região da Vila Mariana.

Leia Também:  Prefeitura abre em horário especial para atendimentos de IPTU

A equipe também esteve na rotatória da avenida dos Estudantes que dá acesso ao bairro Parque São Jorge e também ao anel viário Conrado Sales Brito. O local apresenta grande fluxo de veículos, em grande parte motocicletas, e já apresenta congestionamentos nos horários de pico.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RONDONÓPOLIS

Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

Published

on

Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.

A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.

Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.

Leia Também:  Ato na terça-feira oficializa candidatura a vereador de William Moreira

O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.

Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.

Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.

Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

Leia Também:  MUTIRÃO DA RESISTÊNCIA “Somos contra os trilhos da morte”: alerta Júnior Mendonça percorrendo o bairro Maria Amélia

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA