RONDONÓPOLIS
Judiciário convida prefeito para discutir caos no trânsito
Publicado em
14 de fevereiro de 2025por
Da Redação
Uma reunião articulada pelo Poder Judiciário debateu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório do Ministério Público do Estado, a crítica situação do trânsito de Rondonópolis, apontado como o mais letal de Mato Grosso e um dos mais violentos do Brasil. O juiz Wagner Plaza Machado Junior, do 2º Juizado Especial de Rondonópolis, convidou vários agentes importantes nesse tema, incluindo o prefeito Cláudio Ferreira, visando estabelecer medidas para um trânsito mais seguro na cidade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), envolvendo a Prefeitura, está sendo articulado pelo Ministério Público.
Além do magistrado e do prefeito, a reunião contou com a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, as promotoras de justiça Joana Maria Ninis e Patrícia Eleutério Dower, o delegado da Polícia Civil Santiago Sanches, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silva Sá, o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Audiney Rocha, o vereador Ibrahim Zaher, líder do prefeito na Câmara, e outros representantes da Prefeitura, como o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, o gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinâncio, e o procurador-geral adjunto, Vilmar Júnior.
Conforme o juiz Wagner Plaza, essa reunião objetivou debater com cada órgão ou instituição o que pode ser feito para melhoria e garantia de mais segurança no trânsito local. O magistrado citou vários dados que apontam a gravidade e letalidade do trânsito rondonopolitano, citando que agora em janeiro, por exemplo, em menos de 24 horas, foram três mortes. Somente em 2024 foram mais de 3.500 acidentes com vítimas, segundo dados do SAMU. Entre os problemas, citou a cultura de desobediências às regras, a falta de fiscalização e de um pátio para apreensão de veículos.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou que o convite recebido para essa reunião é providencial, diante de todo impacto que o trânsito gera na economia, na saúde pública, com o colapso do Hospital Regional, e no aspecto social, com pais mortos. Na verdade, enfatizou que foram oito anos de omissão total do antigo gestor em cumprir medidas que ordenassem o trânsito local, resultando em muitas mortes e pessoas sequeladas. Diante da situação tão crítica, afirmou que é preciso o envolvimento de todos os poderes para o enfrentamento do problema.
Nisso, Cláudio Ferreira lamentou o desmantelamento do transporte público em Rondonópolis, com a decisão fracassada da gestão passada de estatizar o sistema. Também externou que o caminho no setor também passa por um transporte público eficiente. “Só existe uma forma de ter um trânsito pacífico, que é ter um transporte público eficiente”, disse ele, apontando ainda a necessidade de fiscalização e conscientização. Assim, também garantiu que vai tomar medidas para fortalecer o transporte público, como a redução no preço da tarifa.
Entre os participantes da reunião, um consenso é quanto à necessidade de implantar um pátio de apreensão de veículos na cidade, até para retomar as blitze e lei seca no trânsito. Também foi informado que não existe nenhum impedimento legal para retomada da fiscalização eletrônica na cidade, não havendo nenhuma investida contra do Ministério Público nesse sentido. Um encaminhamento tomado foi justamente na elaboração do TAC envolvendo a Prefeitura e o Ministério Público para buscar o ordenamento do trânsito local.
“Estou disposto a fazer o que não foi feito nos últimos oito anos, que é enfrentar o problema”, finalizou o prefeito.
RONDONÓPOLIS
Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local
Published
5 horas agoon
26 de março de 2025By
Da Redação
Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.
A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.
Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.
O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.
Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.
Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.
Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

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