Para garantir a manutenção adequada dos espaços públicos municipais, a Prefeitura de Rondonópolis está com uma força-tarefa montada e trabalhando na limpeza em vários pontos da cidade. Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). As ações já estão em andamento e continuam nos próximos dias.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alvaro José Fachim, explicou que a pasta está com equipes focadas, neste primeiro momento, na limpeza das unidades de saúde e entornos. Isso porque, com o aumento de casos de dengue e chikungunya registrado na cidade, optou-se por priorizar esses espaços.
Nesta sexta-feira (10), as equipes da Semma estão realizando a limpeza no Centro de Saúde Cohab Rio Vermelho e praças do entorno, e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Cardoso. O trabalho continua conforme cronograma nos próximos dias.
Dede Damacena – Gcom
A Semma também continua promovendo a limpeza de praças e parques. Por questões de logística, primeiro estão recebendo manutenção as praças próximas, localizadas nos entornos das unidades de saúde, mas o trabalho de limpeza será contínuo e constante. “Nesse período de chuva há uma necessidade maior de manutenção desses espaços públicos, e portanto, a limpeza deverá ser constante e realizada a cada 21 dias, ou seja, as equipes voltarão aos mesmos locais a cada 21 dias”, destacou o secretário.
Ainda como parte do esforço de trabalho na força-tarefa, equipes da Semma estão fazendo a limpeza dos ‘bolsões de lixo’ que existem na cidade. A intenção é evitar impactos para a saúde pública e ao meio ambiente. A Semma, inclusive, alerta e orienta a população que o descarte de lixo irregular é crime ambiental e equipes da pasta estão realizando a fiscalização continua na cidade, especialmente, nos ‘bolsões de lixo’, muitos deles localizados nas proximidades dos ecopontos, onde é feito o descarte correto dos resíduos.
Além de não descartar o lixo em locais inapropriados, a população também pode contribuir com denúncias, que podem ser feitas pelo (66) 99234-4005, que é o contato com a fiscalização da Semma.
Período de chuva
Em função de a cidade estar no período de chuvas mais intensas, a Semma montou ainda uma força-tarefa para atender em casos de incidentes de árvores caídas em vias públicas e demais áreas. Em caso de incidente e que o morador precise que as árvores sejam retiradas, a pasta disponibiliza o whatsapp (66) 98437-1793 para que o serviço seja solicitado.
O vice-prefeito Altemar Lopes e o secretário de Educação, Carlos Pereira Júnior cumpriram agenda institucional em Várzea Grande e Cuiabá, nessa segunda-feira (13), buscando uma troca de conhecimento sobre educação de neurodivergentes.
A equipe da Prefeitura de Rondonópolis acompanhada da neuropsicóloga responsável pelo Projeto Autismo na Escola, Erica Rezende e a vereadora Kalynka Meirelles estiveram na escola municipal Apolônio Frutuoso da Silva em Várzea Grande para conhecerem as práticas pedagógicas voltadas para crianças atípicas.
Em Cuiabá visitaram o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa para se inteirarem sobre as práticas de reabilitação e os serviços prestados. E, para avaliarem as práticas inclusivas e o suporte a alunos com deficiência, estiveram no Centro Estadual de Educação Inclusiva.
Encerraram o dia percorrendo a escola Estadual de Ensino Especial Livre Aprender para saber mais sobre a estrutura e metodologia de ensino especial aplicada na unidade.
O vice-prefeito avaliou as apresentações de projetos relacionados à inclusão e atendimento a pessoas com deficiência como proveitosas, o conhecimento adquirido contribuirá para o projeto a ser elaborado em Rondonópolis a partir deste ano na área de saúde e educação como trabalho em conjunto para melhor atender as crianças.
De acordo com o secretário Carlos Pereira Júnior, atualmente o município dispõe de aproximadamente 50 salas de recursos distribuídas nas unidades de ensino, porém apenas 17 estão aparelhadas para acolher alunos neurodivergentes. As demais salas serão aparelhadas pela nova gestão que assumiu neste ano.
Algumas escolas municipais ainda não possuem a sala de recursos, por isso a Secretaria de Educação está elaborando projeto para atender toda e rede de ensino de forma que nenhum aluno seja excluído da assistência que precisa e merece.
“A equipe saiu animada ao ver que temos todos os meios para implantar esse modelo na nossa cidade”, afirmou Carlos Pereira Júnior.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade