RONDONÓPOLIS

Câmara aprova projeto que institui o Dia do Movimento ‘Todos por Elas’

Publicado em

A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou durante a sessão desta quarta-feira (26) o Projeto de Lei que institui o Dia do Movimento “Todos Por Elas” no calendário oficial de Rondonópolis. A data escolhida é o 1º de março, e isso é um grande passo na luta contra a violência.

Este projeto, apresentado pela Mesa Diretora e pelos vereadores, tem o objetivo claro que é o de mobilizar todos os segmentos da sociedade, tanto públicos como privados, para enfrentar e combater todas as formas de violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

O presidente da Câmara, Paulo Shuch, destacou a importância de unir forças. “Precisamos de uma sociedade organizada e consciente para que possamos criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. A violência não pode ser ignorada e cada um de nós tem um papel a desempenhar”, afirmou.

Com a inclusão deste dia no calendário, Paulo Schuh, afirmou que espera que mais pessoas se juntem a essa luta. “Vamos usar essa data para promover ações educativas, debates e mobilizações que ajudem a conscientizar sobre os direitos das mulheres e a proteção das crianças e adolescentes.

Leia Também:  CMEI Anterina realiza II Feira de Ciências

Com a aprovação, o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito Claudio Ferreira. Depois disso, a data deverá ser incluída na agenda das Secretarias, Departamentos municipais e setores pertinentes, especialmente nas Pastas de Educação, cultura, Saúde e Assistência Social.

*TODOS POR ELAS*
O projeto “Todos por Elas” começou há oito anos como um sonho de mobilização social, idealizado pela Doutora Maria Mazzarelo e pelo PRF Francisco Élcio. Desde o início, o foco foi promover a conscientização sobre a não violência contra mulheres, crianças e adolescentes, alcançando escolas, empresas e diversos espaços comunitários.
Essa jornada teve início em Rondonópolis e se expandiu com ações concretas, como a mobilização no Jardim das Flores, que não só arrecadou alimentos, mas também promoveu uma limpeza dos rios e melhorias na qualidade de vida da comunidade.

Com o apoio de várias entidades e serviços, o projeto foi capaz de oferecer benefícios e serviços essenciais à população local. Ao longo dos anos, encontros significativos foram realizados, como o primeiro no SEST SENAT, que reuniu transportadores e empresários, e que serviu como um grito de alerta contra a violência.

Leia Também:  ATAQUES ÀS ESCOLAS Câmara vai discutir Segurança Pública

A mobilização cresceu ao longo dos anos, com eventos marcantes como a “Carreata do Bem” e encontros em diferentes locais, sempre com a participação ativa da comunidade e do setor público e privado. Esses encontros não apenas reforçaram o compromisso com a causa, mas também ampliaram a consciência social sobre a importância de um ambiente sem violência.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

RONDONÓPOLIS

Secretário vai a Curitiba em busca de melhorias para mobilidade urbana local

Published

on

Buscando melhorias para o transporte coletivo de Rondonópolis, o secretário de municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, participa do Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná, durante esta semana.

A agenda na capital paranaense começou com uma visita à Unidade de Controle Operacional da Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) colendo informações sobre o gerenciamento operacional de todos os ônibus, terminais, entre outros. “Fui recebido pelo coordenador de Unidade de Gestão de Riscos, Clodoaldo Queiroz Valentim, que fez uma breve apresentação sobre a história da empresa até os dias atuais”, comentou Tatí.

Outro ponto da visita foi o Centro de Controle Operacional (CCO), onde 32 profissionais monitoram, em tempo real, as 242 linhas de ônibus da cidade. Thales explica que o sistema permite identificar se os veículos do transporte coletivo estão dentro do horário previsto, adiantados ou atrasados. E, em caso de ocorrência, a equipe de campo é acionada imediatamente para resolver a situação o mais rápido possível. “É uma estrutura impressionante, algo que ainda não temos em Rondonópolis, mas que certamente precisamos implementar”, citou.

Leia Também:  SOLIDARIEDADE: REC, UNIÃO E ACADEMIA ARRECADAM DOAÇÕES PARA O RS: VEJA COMO AJUDAR

O sistema chamado “Rede Integrada de Transportes” (RIT), em Curitiba, é considerado um dos pioneiros dentro do Brasil, funcionando de forma eficiente. A tarifa atual é de R$ 6,00, e os ônibus têm prioridade nos semáforos, sendo uma medida avaliada para acrescentar em Rondonópolis por meio de implantação de faixas exclusivas para esses veículos.

Dentro da Smart City acontece o Fórum de Mobilidade, reunindo especialistas das áreas de mobilidade urbana do país para debater temas como aquisição de ônibus, segurança no trânsito, uso de dispositivos eletrônicos para controle de velocidade e papel das escolas públicas na educação para o trânsito.

Thales avalia a participação no evento como fundamental para conhecer de perto as novas tecnologias que estão sendo introduzidas no mercado. “O networking foi extremamente enriquecedor, permitindo não apenas o acesso a inovações, mas também o contato direto com empresas fornecedoras”, explicou.

Outro tema relevante fruto desse trabalho é a inscrição de Rondonópolis no programa Waze for Cities, programa voltado para ajudar no planejamento da cidade com dados para tomar decisões melhores sobre a infraestrutura e aumentar a eficiência das operações diárias, além de gerenciar o tráfego de milhares de motoristas em tempo real.

Leia Também:  Secretaria estimula debates sobre saúde mental com alunos das redes municipal e estadual

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA