Política Nacional
Alcançar metas do Plano Nacional de Educação exige mudanças estruturais, afirmam debatedores
Publicado em
20 de maio de 2025por
Da Redação
Para atingir as metas de acesso e conclusão do ensino básico, assim como de aprendizagem na idade adequada, previstas no novo Plano Nacional de Educação, o governo brasileiro terá de corrigir uma série de problemas do sistema educacional. Essa é a opinião de especialistas que participaram de debate sobre o plano na Câmara dos Deputados.
O representante da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais na audiência, Thiago Esteves, por exemplo, destacou que dados do Censo Educacional de 2023 apontam que, das mais de 138 mil escolas públicas do país, 4.871 não contam sequer com água potável e 1.619 não têm energia elétrica.
Já o representante da Rede Escola Pública e Universidade (Repu), Fernando Cássio, relatou que hoje há “uma profunda desigualdade” entre os conteúdos oferecidos pelas escolas públicas. Segundo o especialista, que é professor da Universidade de São Paulo, a reforma do ensino médio de 2017 promoveu uma enorme redução da carga horária nesse nível de ensino. Mesmo com a outra reforma, realizada no ano passado para reverter as medidas propostas no governo de Michel Temer, o problema não teria sido solucionado.
“A gente vê que todas as disciplinas tiveram perdas de carga horária muito significativa, língua portuguesa e matemática, inclusive. E a língua espanhola foi totalmente suprimida. Então, de fato, nós retrocedemos e temos aqui uma diminuição da carga horária das disciplinas básicas”, disse.
Diante disso, Fernando Cássio questiona como seria possível falar em indicadores para avaliar qualidade ou em aprendizagem adequada se a não há nem mesmo a oferta do currículo básico. De acordo com o professor, seis estados não oferecem a carga horária mínima prevista em lei.
O projeto do Plano Nacional da Educação prevê que, ao final do ensino médio, pelo menos 60% dos estudantes tenham um nível de aprendizagem adequado em 2031, cinco anos depois da entrada em vigor da nova lei. Para 2035, último ano do plano, o objtivo é que o total de alunos do nível médio tenha domínio adequado dos conteúdos.
Atualmente, como lembrou a diretora educacional da Associação de Olho no Material Didático, Helena Botelho Gomes, os resultados do Pisa, uma avaliação internacional, mostram que metade dos jovens brasileiros de 15 anos não tem habilidade de leitura mínima para o exercício da cidadania. Isso significa que são analfabetos funcionais.
Para o nível fundamental, o novo plano de educação prevê que, em 2031, pelo menos 70% dos alunos tenham domínio adequado dos conteúdos no final dos dois primeiros anos de estudos. Ao final dos dez anos de vigência da lei, o governo espera que todos os estudantes concluam o fundamental com nível adequado de conhecimento.
Para que seja possível alcançar essas metas e garantir equidade na educação, a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Anna Helena Altenfelder, afirma ser necessário superar os fatores que mais levam ao fracasso escolar. Esse preditores de insucesso são raça, nível socioeconômico, deficiência e locais de moradia dos estudantes, como cidade ou zona rural.
O projeto do governo também tem como meta reduzir as desigualdades educacionais devidas a esses fatores – raça, sexo, nível socioeconômico e região.
Conteúdos diferentes
Na opinião de Thiago Esteves, além de investir em infraestrutura, o poder público precisa garantir que todos os estudantes recebam os mesmos conteúdos e que os professores contem com melhores condições de trabalho. Um ponto que considera crucial é que todos os docentes tenham formação na disciplina que lecionam e sejam contratados por meio de concursos públicos, como já ocorre nas escolas federais.
“Nas federais nós temos estrutura, poucos estudantes em sala de aula, professores e profissionais da educação qualificados e bem pagos, um currículo que contempla todas as disciplinas da formação geral básica. Os estudantes têm acesso à alimentação de qualidade, à pesquisa e à extensão”, disse. “Quando levamos em consideração as escolas públicas que têm a mesma estrutura das escolas federais, nós observamos nas avaliações em larga escala, sejam elas nacionais ou internacionais, o mesmo nível, os mesmos índices. Então, é fundamental que a gente tome as escolas federais com um modelo”, afirmou.
Outro ponto fundamental para melhorar os indicadores da educação, segundo os debatedores, é a qualidade do material didático. E, de acordo com Helena Botelho Gomes, estudo da Universidade de São Paulo mostrou apenas 3,7% dos conteúdos analisados tinham dados científicos como fonte das informações. Para a especialista, é fundamental que os editais do programa de material de didático exijam critérios claros e rigorosos de correção e de referências bibliográficas.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
Política Nacional
Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas
Published
4 horas agoon
12 de junho de 2025By
Da Redação
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei prevendo que, nas novas emissões de células e moedas, o Banco Central do Brasil busque homenagear personalidades femininas e negras que tenham se destacado na luta emancipatória das mulheres e no combate à discriminação racial.
Para a escolha das personalidades homenageadas, deverão ser ouvidas as comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, ou colegiados que as substituam. A proposta altera a Lei 4.595/64, que trata da política e das instituições monetárias.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ao Projeto de Lei 5434/16, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O projeto original prevê que a escolha das personalidades a serem homenageadas seja realizada por meio de consulta à população, promovida pelo Banco Central.
“Em mais de 30 anos de circulação do real, a única imagem de mulher que figura nas notas atuais é a abstrata ideia da República, sempre representada por uma mulher, em vários países do mundo”, destacou Benedita da Silva. “Por essa razão, a ideia do projeto é muito oportuna e necessária”, acrescentou.
Alteração
A relatora explicou por que alterou o texto. “Acreditamos que estamos propondo uma iniciativa mais simples e fácil de ser implementada do que a consulta pública, formulada pelo projeto original, que exigia uma espécie de ‘plebiscito’ para coletar as ideias da população a respeito do tema, a serem expressas em cerca de 500 mil urnas eletrônicas, espalhadas num país com dimensões continentais”, disse.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker
Fonte: Câmara dos Deputados

Corinthians e Grêmio empatam em Porto Alegre no último jogo antes da pausa para o Mundial de Clubes

Empate no Barradão freia Cruzeiro na busca pela liderança

Santos vence Fortaleza no apagar das luzes e deixa a zona de rebaixamento

Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas

Comissão de Constituição e Justiça aprova garantia de sigilo a pessoas com HTLV
RONDONÓPOLIS


Prefeito Cláudio Ferreira emite pesar pelo falecimento do Lelo Brega
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, transmite o seu pesar pelo falecimento do pioneiro Alminedes Ribeiro Nogueira (Lelo Brega), ocorrido...


Vereadores e prefeito de Rondonópolis realizam visita técnica ao Hospital de Amor
Vereadores e prefeito de Rondonópolis realizam visita técnica ao Hospital de Amor. Na próxima terça-feira (17), uma comitiva de vereadores...


Município realiza vacinação de pets de porta em porta
Os tutores de animais de estimação de Rondonópolis não precisam mais sair de casa com seus pets para receber a...
MATO GROSSO


Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos...


Mutirão da Cidadania leva serviços e benefícios sociais aos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, entre os dias 10 e 11 de junho, mais...


Mato Grosso é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024, aponta Mapa da Segurança Pública
Mato Grosso subiu para a segunda colocação entre os estados brasileiros que mais apreenderam cocaína em 2024, segundo dados do...
POLÍCIA


Polícia Civil divulga resultado definitivo de classificação da primeira rodada de remoção interna
A Polícia Civil de Mato Grosso divulga o resultado definitivo de classificação da primeira rodada de interessados em remoção interna...


Polícia Civil prende em flagrante irmãos gêmeos que usaram espada em roubo
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), prendeu dois irmãos gêmeos que usaram uma...


PM apreende arma, drogas e prende faccionado com extensa ficha criminal
Policiais militares do 28º Batalhão apreenderam um revólver calibre 38, uma barra de maconha e uma porção de cocaína, na...
FAMOSOS


Xamã se declara para Sophie Charlotte no Dia dos Namorados: ‘Atriz se derreteu’
Xamã homenageou Sophie Charlotte no Dia dos Namorados com um post no Instagram onde mostrou uma série de cliques do...


Tati Machado faz linda declaração para o marido no Dia dos Namorados: ‘Meu chão’
Tati Machado, de 33 anos, homenageou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (12), data em que se comemora o Dia...


Yasmin Brunet exibe corpo definido ao posar em praia de Miami: ‘Paraíso’
Yasmin Brunet curtiu um dia de muito sol em Miami, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (12), na praia. A modelo,...
ESPORTES


Corinthians e Grêmio empatam em Porto Alegre no último jogo antes da pausa para o Mundial de Clubes
Em um confronto disputado na Arena do Grêmio nesta quinta-feira (13.06), Corinthians e Grêmio empataram em 1 a 1, no...


Empate no Barradão freia Cruzeiro na busca pela liderança
Em um jogo sem grandes emoções e que terminou com um sabor amargo para ambos os lados, Cruzeiro e Vitória...


Santos vence Fortaleza no apagar das luzes e deixa a zona de rebaixamento
Em um confronto direto contra a zona de rebaixamento que se transformou em um verdadeiro teste para cardíacos, o Santos...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Câmara capacita novos servidores convocados pela atual gestão
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses