Política MT

Único a apoiar Abílio, Faissal sai vitorioso em dose dupla em Cuiabá

Publicado em

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) foi um dos nomes que saiu com mais força após as eleições municipais de domingo (6). Coordenador de campanha do deputado federal Abilio Brunini (PL), mais votado no primeiro turno para a Prefeitura de Cuiabá, o parlamentar também elegeu a irmã, Paula Calil (PL), como vereadora da capital.

Paula Calil conquistou 5.460 votos na capital e será vereadora de Cuiabá a partir de 2025. Ela obteve uma votação equivalente a 1,70% de todo o eleitorado da cidade, o que mostra a força significativa de Faissal, que também foi o único deputado estadual a apoiar o nome de Abílio Brunini na disputa pela Prefeitura.

Faissal, mesmo estando no Cidadania, também foi o responsável pela montagem do PRTB em Mato Grosso, partido que conquistou 10.123 votos em Cuiabá, eleitorado que foi essencial para que Abílio Brunini conquistasse uma boa vantagem e terminasse o primeiro turno na liderança, com 126,9 mil votos.

“Ficamos muito felizes com o resultado deste domingo, pois mostra que a população reconhece quem trabalha sério e com muito suor, ouvindo as pessoas. Além de ter eleito minha irmã, fui o único que fiquei ao lado do Abílio e ver a votação que ele conquistou, no domingo, nos deixa animados e satisfeitos com tudo que foi feito até agora”, afirmou.

Leia Também:  Receita bruta de MT cresceu 6,5%, diz governo ao prestar contas à ALMT

Fonte: Política MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Barranco cobra esclarecimentos do Intermat sobre venda de fazenda em Santa Carmem

Published

on

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na última quarta-feira (27), o requerimento nº 440/2024, solicitando ao Presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim de Barros, informações detalhadas sobre o processo de regularização e posterior venda da Fazenda Rafer, localizada no município de Santa Carmem.

A Fazenda Rafer, com cerca de 700 hectares, foi vendida ao presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, pelo valor de R$ 674.918,51. A propriedade era considerada terra devoluta do Estado, conforme publicação no Diário Oficial, antes do processo de regularização fundiária e georreferenciamento, que justificou que a área estaria “deslocada”. Questionamentos sobre a transparência, legalidade e critérios técnicos utilizados no processo geraram preocupação no legislativo.

Em seu requerimento, Barranco destacou a importância de esclarecer a situação. “A regularização fundiária precisa ser conduzida com total transparência, respeitando o interesse público e a legislação vigente. Precisamos garantir que nenhuma etapa do processo comprometa nosso compromisso com a proteção do patrimônio público e do meio ambiente”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Seduc realiza aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l MT neste sábado (23) em Cuiabá

A Fazenda Rafer está localizada em região de grande relevância ambiental, inserida no contexto da Amazônia Legal. Para Barranco, “a floresta amazônica é um patrimônio inestimável, e todas as ações relacionadas à sua regularização fundiária e uso econômico precisam ser tratadas com extrema responsabilidade”.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que, em 2023, o estado de Mato Grosso foi responsável por cerca de 20% do desmatamento total na Amazônia, o que acentua a necessidade de um controle rigoroso sobre atividades fundiárias e ambientais.

O deputado também mencionou a solicitação de licença para exploração florestal antes da finalização do processo de venda, o que reforça a necessidade de apuração sobre o cumprimento da legislação ambiental. Além disso, ele cobra informações sobre os critérios técnicos utilizados na avaliação da área, o histórico de titularidade da terra e a análise de impacto ambiental feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O deputado solicitou o apoio dos colegas parlamentares para aprovação do requerimento, reafirmando o papel fiscalizador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “O nosso compromisso é com a transparência, o meio ambiente e o patrimônio público. Este requerimento busca esclarecer os fatos e garantir que o interesse da sociedade prevaleça”, concluiu.

Leia Também:  Servidores da SMS de Cuiabá participam das ações finais da campanha 'Julho Amarelo'; vacinação e testes rápidos são realizados

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA