Política MT
Semana Gastronômica começa com ALMT homenageando chefes da gastronomia
Publicado em
22 de maio de 2025por
Da Redação
O Sesc Arsenal, em Cuiabá, foi palco da 7ª edição da Semana Gastronômica e sessão especial em reconhecimento aos profissionais da culinária do estado, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (21), de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD) e Eduardo Botelho (União).
Na sessão, 93 chefes da gastronomia e empresários receberam Moção de Aplausos e mais três foram condecorados com o Título de Cidadão Mato-grossense: José Roberto da Silva, Leonardo Willian Barbosa e Elisa Duarte.
A sessão solene faz parte das comemorações ao Dia Nacional do Chefe de Cozinha, 13 de maio, e segue durante três dias com palestras e atividades culturais. Entre os destaques a azeitóloga Ana Beloto, autora do livro Não Escolha o Azeite pela Acidez, que profere palestra sobre azeites brasileiros e a culinária mato-grossense, preparando o tradicional doce furrundu com azeite.
“Minha primeira vez em Cuiabá e como uma boa mineira adoro uma gastronomia e fui recebida com muito acolhimento aqui. Estou adorando os sabores mato-grossenses, inclusive tem furrundu na minha aula com azeites brasileiros, a intenção é conhecer um pouco mais sobre os azeites, falar sobre as curiosidades e mitos, e não escolher mais o azeite pela acidez”, afirmou Beloto ao destacar o seu encantamento com os sabores da terra.
Outra presença marcante é a do renomado chefe de cozinha das celebridades Reginaldo Gonçalves, o chefe Regi, que morou nas ruas e conseguiu se formar em gastronomia há 10 anos. Em 2023 recebeu o Prêmio Gastronomia Preta. Atuando em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro, Regi destacou o trabalho da ALMT em reconhecer o setor gastronômico.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Para comer, eu revirava lixo. Sempre tive o sonho de ser cozinheiro, mas sofri muito preconceito”, relembra. Com apoio da avó, ele estudou, trabalhou em grandes hotéis e hoje atua como personal chef para celebridades. “Sou realizado. A gastronomia cuiabana é rica, os peixes são maravilhosos e a classe política abraçou o projeto. Nunca vi algo assim no Brasil. Esse evento já virou tradição e vai crescer ainda mais”.
Um dos autores da sessão, o deputado Wilson Santos ressaltou sobre os sabores da terra. “Nós temos uma das melhores e mais deliciosas mesas gastronômicas do Brasil, elogiada do Oiapoque ao Chuí, e é uma categoria que poucas vezes ou nenhuma vez foi lembrada e registrada como importante nessa cadeia produtiva do Estado. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso todo ano vem fazendo homenagens e entregando honrarias a pessoas anônimas, muitas delas desconhecidas, mas que geram milhares de empregos em bares, em hotéis e restaurantes, em shopping center e mercearias. Fazem da nossa comida uma das mais desejadas de todo o país e hoje estamos aqui entregando honrarias aqueles que destacaram ao longo de 2024”, afirmou, ao sugerir que o evento seja uma referência para outros estados.
Produzindo queijos desde 1998, a família do deputado Gilberto Cattani (PL) foi uma das homenageadas.
“A gente fica muito feliz com esse reconhecimento à queijaria que a minha filha Raquel (in memoria) deixou. Estamos conseguindo dar continuidade a esse legado junto com a minha esposa Sandra”, disse Cattani, ao enaltecer a importância dos pequenos produtores à gastronomia. “Não existe um emprego, não existe uma atividad,e que não tenha a agricultura como pano de fundo. Tudo que você faz, primeiro nasce lá na agricultura”.
Mato-grossense de Nossa Senhora do Livramento, o deputado Eduardo Botelho gosta de apresentar o preparo de pratos típicos nas suas redes sociais e considera Mato Grosso como o estado com a melhor gastronomia do país. “É reconhecida por todos que por aqui passam e levam essa lembrança dos sabores da nossa terra. Por isso, temos que homenagear essas pessoas que fazem da nossa história, das nossas tradições, o sabor gostoso que atrai turistas que por aqui passam”.
Idealizador da semana gastronômica em Cuiabá, Fábio Cruz é o presidente da Associação dos Profissionais de Cozinha de Mato Grosso, formada por mais de 70 mil profissionais do estado. Defende políticas públicas que ampliem a capacitação gerando oportunidades para os cidadãos ingressarem na área gastronômica.
“Homenageamos do pequeno chefe até os mais renomados. Então, é muito importante que os deputados abracem essa causa, continuem nos ajudando a qualificar mais profissionais na área”, disse, ao destacar a luta nacional para normatizar o setor.
Raquel Molina e Luiz Oliveira criaram a primeira vinícola de Mato Grosso, em Chapada dos Guimarães, a Locanda do Vale, que produz vinhos finos ,e se preparam para a quinta colheita de uvas. “Estamos numa crescente produção a cada colheita e o vinho mato-grossense começa a se consolidar no mercado”, afirmou o casal.
O suplente de deputado Edcley Coelho (PSB) aproveitou a oportunidade para destacar a gastronomia de Vila Bela da Santíssima Trindade. “Nós também temos uma culinária muito rica dos povos quilombola. Fico muito feliz de poder estar aqui e prestigiar junto com os colegas deputados nesta noite memorável para homenagear as grandes personalidade da culinária Mato-grossense.”
Outra homenageada foi a jovem Isadora Ojeda, que há dois anos criou a Nina Doce Gourmet. “É uma honra receber essa homenagem da classe gastronômica de Mato Grosso, sendo reconhecida pelos deputados e pelo chefe Fábio Cruz. É um incentivo para continuar cada vez mais contribuindo com a nossa gastronomia”, comemorou.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil
Published
2 dias agoon
26 de junho de 2026By
Da Redação
Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.
A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.
Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.
Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.
Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.
A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.
Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.
A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
RONDONÓPOLIS
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis. Em alusão ao Mês de Conscientização...
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul. A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou,...
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS6 dias agoCâmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público
-
RONDONÓPOLIS4 dias agoCarteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
-
MATO GROSSO7 dias agoEsporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT
-
Política Nacional6 dias agoApoio do Senado a vítimas de violência doméstica completa 10 anos







