Política MT

Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri

Publicado em

Foto: NATALIA ARAUJO GOMES

Grupo de 42 idosos participou de visita guiada, apresentou dança temática no plenário e celebrou homenagem à coordenadora Laura Casasus pelo trabalho com a terceira idade

Um grupo de 42 idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa “João Nicolau Petroni”, do município de Barra do Bugres, participou de uma visita institucional à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quarta-feira (2), a convite do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD). A programação incluiu uma apresentação cultural do grupo de dança “60+” e uma homenagem à coordenadora Laura Casasus, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a terceira idade.

A visita fez parte do programa “Por Dentro do Parlamento” e foi conduzida pelo coordenador José Ival de Souza, que acompanhou os visitantes pelas dependências da Casa de Leis. A iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo estadual.

“É uma oportunidade de verem de perto onde são criadas as leis que beneficiam a nossa sociedade e também trazerem as suas demandas de políticas públicas”, afirmou Chico Guarnieri.

O grupo teve a oportunidade de assistir a parte da sessão ordinária, que acontece toda quarta-feira, e vivenciou um momento especial com a apresentação cultural do grupo de dança “60+”, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Com figurino temático e coreografia inspirada nos anos 1960, os participantes encantaram o público ao som da canção “Let’s Twist”, de Chubby Checker, levando ao plenário uma atmosfera de alegria e descontração.

Leia Também:  Lei que autoriza free shop é assinada em Cáceres

Na ocasião, o deputado estadual Chico Guarnieri realizou a entrega de uma Moção de Aplausos à coordenadora Laura Casasus, em reconhecimento ao trabalho que desenvolve junto aos idosos do município de Barra do Bugres.

Ao fazer a homenagem, o parlamentar destacou a dedicação da profissional. “A Laura se dedica com muito amor e carinho aos idosos. Seu trabalho merece o reconhecimento de toda a sociedade”, afirmou. A entrega foi acompanhada por aplausos calorosos dos visitantes, que expressaram gratidão e admiração, inclusive entoando o nome da homenageada em coro.

A visita foi concluída no gabinete do deputado Chico Guarnieri, onde os participantes puderam conhecer a equipe de assessoria e entender melhor o funcionamento interno do trabalho legislativo, incluindo a elaboração de projetos apresentados na Casa de Leis.

Para muitos, foi uma experiência inédita. Jurandina Barbosa, de 69 anos, afirmou que nunca havia visitado a Assembleia Legislativa e considerou a oportunidade um privilégio. Edvaldo Soares, de 66 anos, que já conhecia a antiga sede da ALMT no Centro de Cuiabá, elogiou a iniciativa. “Achei muito interessante e gostei muito de estar aqui hoje. Agradeço ao deputado Chico Guarnieri pelo convite”, declarou.

Leia Também:  Botelho propõe instalação de telas de proteção em passarelas e viadutos

Ao final da visita, o parlamentar agradeceu a presença do grupo e destacou a importância de iniciativas como essa. “Essa conexão com os cidadãos é essencial. Precisamos ouvir suas vivências, opiniões e demandas para que possamos construir, juntos, um futuro melhor para todos”, afirmou Chico Guarnieri.

“Quero agradecer por esta oportunidade concedida aos idosos, mas, acima de tudo, pelo reconhecimento a um público que tantas vezes é esquecido. Hoje, estamos ajudando a mudar essa realidade. Obrigada por olhar com sensibilidade para a causa da pessoa idosa, por reconhecer seu valor e por priorizar seus direitos, fortalecendo as políticas públicas voltadas a esse segmento”, afirmou Laura Casasus.

Por Dentro do Parlamento – Programa da ALMT, que há mais de 25 anos apresenta à sede do Poder Legislativo do Estado e as atribuições dos deputados, bem como aproximar cidadãos e seus representantes políticos, por meio de visitas guiadas.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

ALMT discute projeto que impede condomínios de punir famílias por comportamentos típicos de crianças com TEA

Published

on

Um projeto de autoria da deputada estadual Marildes Ferreira (PSB) pode pôr fim a um sofrimento comum às famílias de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) que vivem em condomínios. A medida proíbe a aplicação de restrições ou qualquer outra forma de penalidade em virtude de comportamentos, manifestações ou episódios relacionados ao transtorno.

Trata-se do Projeto de Lei nº 1732/2025 que tem como objetivo coibir práticas como multas, limitação de acesso as áreas comuns e até ameaças de expulsão por causa de condutas decorrentes da condição neurológica da criança — como gritos, crises sensoriais, movimentos repetitivos, reações emocionais desproporcionais ou dificuldade de interação social.

“Estas manifestações são a forma como o autista se relaciona com o mundo. Não podemos permitir que estas crianças e seus familiares sejam penalizados por isso, como vem ocorrendo até em condomínios de alto padrão. Isso não é só injustiça, é discriminação”, disse Marildes Ferreira ao justificar a proposta.

Leia Também:  Campanha da Fraternidade de 2025 é reconhecida em sessão especial da ALMT

Segundo ela, o projeto não interfere na autonomia civil dos condomínios, apenas veda práticas discriminatórias como determinam a Constituição Federal (Artigos 1º e 227º), o Estatuto da Pessoa com deficiência e também as leis que instituíram as políticas nacional e estadual de proteção e atendimento integral às pessoas com TEA no país e em Mato Grosso.

“Temos dados recentes do Ministério da Saúde estimando que 1 a cada 36 crianças esteja dentro do espectro autista. Essa prevalência impõe a todos a responsabilidade de fomentar a conscientização social e combater o preconceito estrutural que ainda cerca o tema. Não se trata de interferência nas regras do condomínio, mas sim de estabelecer um limite ético e legal contra qualquer ato discriminatório”, declarou.

O projeto da deputada Marildes estabelece ainda que os pais poderão apresentar laudos atestando o diagnóstico de TEA, enquanto os condomínios podem promover ações voltadas ao respeito à diversidade e inclusão das pessoas com deficiência. Já o poder público deverá atuar por meio de parcerias na promoção de campanhas de conscientização sobre o autismo, estimulando a convivência inclusiva e o respeito às diferenças.

Leia Também:  Lei que autoriza free shop é assinada em Cáceres

Caso seja aprovado, o condomínio que não respeitar a lei receberá advertência formal e, havendo reincidência, multa administrativa. O que for arrecadado será doado aos fundos estaduais de apoio à pessoa com deficiência.

O Projeto de Lei foi lido na 73ª Sessão Ordinária e já cumpriu quatro das cinco sessões previstas regimentalmente antes da apreciação em plenário. A expectativa é que ele comece a ser analisado pelos deputados na próxima sessão ordinária.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA