Política MT

Max Russi destina R$ 150 mil para castração de animais em Cáceres

Publicado em

A causa animal ganhou mais um importante reforço em de Cáceres. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), destinou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil para ações de bem-estar animal na cidade. As ações serão executadas pela Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC), entidade pública do município.

O objetivo é viabilizar a castração de cães e gatos por meio de procedimentos como a ovário-histerectomia e a microchipagem. A prioridade do projeto é atender animais em situação de abandono, bem como os que estão sob os cuidados de protetores independentes ou tutores de baixa renda, com renda familiar de até dois salários mínimos.

“A prefeita Eliene trouxe essa demanda para mim, junto com o pessoal da Associação, e estamos fortalecendo essa iniciativa que também faz parte dos trabalhos da nossa gestão à frente da Assembleia Legislativa”, afirmou o o presidente da ALMT.

“Fico feliz de saber do pagamento da emenda em meio à campanha Abril Laranja, mês em que tratamos sobre a conscientização, sobre a prevenção contra a crueldade animal. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Essa ação impacta diretamente na saúde coletiva e no bem-estar da população”, completou Russi.

Leia Também:  CST de Apoio ao Empreendedorismo recebe presidente da Fapemat

A prefeita Eliene Liberato recebeu com alegria a notícia. “Quero agradecer ao nosso deputado e presidente da assembleia, Max Russi, pela sensibilidade em relação a uma causa tão importante: a proteção aos animais. A associação do município de Cáceres agradece de coração ao deputado Max pela sua sensibilidade e compromisso com essa causa”, declarou.

Com a verba já disponível, a prefeitura de Cáceres deve iniciar em breve o programa de castração, em parceria com clínicas veterinárias e organizações locais de proteção animal. A estimativa é que possam ser atendidos mais de 300 animais.

Abril Laranja – A campanha Abril Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção contra a crueldade animal, foi instituída pela Lei estadual nº 12.646/2024, de autoria do deputado Max Russi.

Além de ações no Legislativo, o deputado Max Russi também tem criou o Grupo de Trabalho para Proteção dos Animais, com reuniões mensais. Como parte das ações de apoio ao mês, o GT está distribuindo laços na cor laranja e cartilhas em defesa da causa animal com informações direcionadas a crianças de até 12 anos.

Leia Também:  Comissão de Meio Ambiente é instalada e analisa 12 proposições

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central

Published

on

O deputado estadual e médico Lúdio Cabral (PT) destacou a necessidade de manter a Santa Casa de Cuiabá aberta mesmo com a inauguração do Hospital Central de Mato Grosso. O governo estadual já anunciou que fechará a Santa Casa quando o novo hospital entrar em funcionamento. Porém, Lúdio explicou que a Santa Casa oferece diversos serviços que não serão oferecidos pelo Hospital Central, e centenas de crianças podem ficar sem o tratamento oferecido atualmente. Ele avalia ainda que há necessidade de ampliar e não apenas remanejar os serviços de saúde disponíveis na rede pública.

“Eu já venho alertando há alguns anos que não pode fechar a Santa Casa quando inaugurar o Hospital Central. Porque ele vai substituir uma parte dos serviços que a Santa Casa faz, então deixa de ampliar o atendimento, e tem serviços que a Santa Casa realiza hoje e que o Hospital Central não fará. Quem é que fará hemodiálise em criança? A Santa Casa é o único hospital de Mato Grosso que faz hemodiálise em criança. Quem é que vai cuidar da oncologia pediátrica que o Hospital Estadual Santa Casa faz? Lá tem 10 leitos de UTI pediátrica e 10 de UTI neonatal, além de 30 leitos de UTI adulto. Lá tem todo um conjunto de leitos de enfermaria em pediatria para oncologia, nefrologia e outras especialidades, e um Pronto Atendimento de portas abertas”, listou.

Leia Também:  Câmara Setorial Temática irá avaliar serviços prestados por concessionária de energia elétrica em MT

Lúdio lembrou que em 2019 lutou contra o fechamento do hospital filantrópico Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e, depois do fechamento, lutou para que a unidade fosse reaberta. Depois de muita mobilização, o Estado decretou intervenção e reabriu a Santa Casa como um hospital estadual.

“O Estado não pode simplesmente fechar a Santa Casa. Em 2019, nós lutamos pela Santa Casa. Agora, vamos prosseguir a luta para não deixar fechar a Santa Casa. Hoje é um hospital estadual que tem que continuar funcionando independentemente da abertura do Hospital Central. Qualquer unidade hospitalar nova deveria ampliar os serviços existentes e não reduzir”, afirmou Lúdio.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA