Política MT

Deputado Thiago Silva apoia evento “Celebra Rondonópolis”, com cantora gospel Valesca Mayssa

Publicado em

Rondonópolis comemora o seu aniversário com a segunda edição do “Celebra Rondonópolis”, no dia 10 de dezembro, às 19h, na feira do Conjunto São José, com a participação especial da cantora gospel Valesca Mayssa. O evento vai proporcionar uma noite de adoração e louvor para toda a comunidade, sendo uma proposta idealizada pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB), com o apoio do Conselho de Pastores, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso (Secel).

Com o sucesso da primeira edição, realizada em agosto de 2023, deixou uma marca no município, com uma noite cheia de música e mensagens de fé. O cantor e compositor Anderson Freire foi a principal atração e o seu show emocionou a todos que estiveram presentes, superando as expectativas da organização.

Neste ano, a expectativa é ainda maior e a organização do “Celebra” promete uma edição ainda maior e mais emocionante. A cantora gospel Valesca Mayssa será a atração principal desta segunda edição, sendo conhecida por seu talento e carisma, tendo destaques com músicas brasileiras, como a canção “Eu Sou Teu Pai” que é uma das mais tocadas nas plataformas digitais como Spotfy (74 milhões visualizações), Youtube (289 milhões visualizações) e na Billboard Brasil Hot 100, consolidando a sua posição como uma das jovens promessas do cenário gospel. Além do sucesso musical, a artista é conhecida por sua missão de levar a mensagem cristã através de sua música e pretende entregar um repertório que traga paz e esperança ao público de Rondonópolis.

Leia Também:  Apreensão de Drogas em Fiscalização de Ônibus: Operação da PRF em Rondonópolis/MT

O evento é gratuito e faz parte das comemorações do aniversário da cidade, proporcionando ao público uma oportunidade única de celebração e fé. Os organizadores esperam que a segunda edição do “Celebra Rondonópolis” seja tão abençoada quanto foi a primeira, fortalecendo o papel de Rondonópolis como uma cidade polo na realização de evento gospel.

Fonte: ALMT – MT

Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Desembargadores julgam inconstitucional emenda à Lei Orgânica de Rondonópolis

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Deputados aprovam promoção excepcional de subtenentes da PM em sessão após abertura do ano legislativo

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA