Política MT

Deputado Chico Guarnieri visita Parque Tecnológico de Mato Grosso

Publicado em

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) visitou o Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande. Este é um empreendimento que une o poder público com universidades, o campo e a iniciativa privada, no que é definido como a tríplice hélice.

O empreendimento ocupará uma área de 80 hectares, sendo 16 deles para instituições públicas e 64 para instalação de empresas e organizações privadas. A criação do parque tem por objetivo a promoção de pesquisa e inovação na área tecnológica e o governo do Estado estima gerar mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.

A visita foi nessa segunda-feira (10.03) e Chico Guarnieri enfatizou a importância do projeto, além de sinalizar o interesse em criar uma frente parlamentar para debater, na Assembleia Legislativa, assuntos relacionados à ciência e tecnologia no Mato Grosso e como essas ações podem ser incentivadas.

“Este será um parque que representa o avanço, com tecnologias de ponta para o nosso estado e trará muitos resultados positivos, certamente. Pensando nisso, precisamos estimular o debate nessa área e por isso desejo trazer uma nova frente parlamentar para a Casa de Leis e a minha pretensão é abordar a ciência e a tecnologia, promovendo a discussão em vários pontos de Mato Grosso”, disse Guarnieri, que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo.

Leia Também:  Relatório parcial da CST da Causa Animal demonstra dificuldades de ativistas e protetores de animais

Rodrigo Bruno Zanin, secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Estado, agradeceu ao deputado pela visita.

“Ficamos muito felizes com sua visita, deputado. Quero dizer também em nome do nosso secretário Alan Kardec, que com certeza este parque será um impulsionador de ciência, tecnologia e inovação no nosso estado. Aqui temos de fato a tríplice hélice: academia, governo e a iniciativa privada trabalhando juntos para o desenvolvimento de Mato Grosso”, concluiu.

Também participaram da visita Rafael Belo Bastos, diretor do parque, Rodrigo Menezes, agente de inovação e Rogério Nunes, coordenador técnico científico.

Parque Tecnológico – O parque é um importante mecanismo no processo de inovação tecnológica, em especial por ter a capacidade de promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa, mas com a parceria de executivos e empresários. As obras representam investimentos de R$ 18.292.114,20.

O Projeto Básico (engenharia e arquitetura) do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso foi elaborado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a pedido da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). A universidade utilizou professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do campus de Barra do Bugres e de Engenharia Civil do campus de Sinop, além de profissionais de outras áreas que a Instituição não dispõe no seu quadro.

Leia Também:  Comissão Especial para debater PEC que veda criação de novos parques estaduais aprova relatório favorável ao texto enviado pelo Executivo

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger

Published

on

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) se reuniu, nesta terça-feira (25), com representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para tratar da regularização fundiária de 453 imóveis na Agrovila das Palmeiras e de mais de mil hectares na comunidade do Córrego do Ouro, localizadas em Santo Antônio de Leverger, onde vivem cerca de 100 famílias. Participaram do encontro o vereador Neco da Bandeirante (PSB), a assessora executiva Iza Karol Gomes, o diretor de regularização fundiária urbana Erivelto Vieira Nunes e o diretor de regularização fundiária rural Danilo Fernandes Lima, ambos da instituição.

Durante a reunião, Erivelto informou que o processo da Agrovila das Palmeiras está parado há cerca de dois anos no cartório do município devido à falta de profissionais, o que impede a emissão dos títulos de propriedades. Também informou que o processo foi protocolado na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Mato Grosso para agilizar as referidas aberturas de matrículas. Diante da informação, o parlamentar se comprometeu a intermediar a situação junto ao 1° Ofício de Santo Antônio de Leverger, sendo que ele chegou a realizar seis audiências públicas para tratar dessa situação junto aos moradores da região.

Leia Também:  Relatório parcial da CST da Causa Animal demonstra dificuldades de ativistas e protetores de animais

Já em relação à comunidade do Córrego do Ouro, a área total é de 1.300 hectares, dos quais 1.100 hectares já foram negociados com o Estado por meio de um precatório. O restante da área ainda precisa ser resolvido. O presidente e o vice-presidente da Associação do Córrego do Ouro, Sebastião de Souza e José Aparecido dos Santos, demonstraram confiança na atuação do deputado que vai tratar da demanda diretamente, na 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, e eles esperam que a situação seja resolvida com brevidade.

“As lideranças do Córrego do Ouro estiveram no Intermat lutando pela documentação, titulação e escrituração de seus lotes. Recebemos a boa notícia de que o Estado já negociou 1.100 hectares com o proprietário. Provavelmente, na próxima semana, estaremos com o juiz responsável para deliberar sobre essa documentação. A notícia é positiva, mas ainda restam mais de 200 hectares pendentes. Vamos atuar junto à Casa Civil e ao Governo do Estado para definir como essa situação será resolvida e, assim, encerrar essa demanda”, afirmou Wilson Santos.

Leia Também:  Câmara Setorial Temática discute melhorias à apicultura de MT

Também estiveram na reunião, o ex-presidente do Córrego do Ouro, Osmar Pereira, e de Edmir Tiburtino – conhecido por Tiumi – da comunidade de Santo Antônio da Fartura.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA