POLÍCIA

Polícia Civil prende mais dois alvos e chega a 151 faccionados presos em megaoperação

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso já contabiliza mais de 150 faccionados presos, alvos da Megaoperação Cartório Central, deflagrada no último dia 14 de janeiro, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste.

A investigação teve como foco a desarticulação de uma facção criminosa envolvida com crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, agiotagem e controle territorial, em Primavera do Leste e região.

As ordens judiciais foram cumpridas em diversas cidades de Mato Grosso e também nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta semana, mais dois alvos que estavam foragidos foram localizados e tiveram os mandados de prisão cumpridos, chegando a 151 o número de presos na operação.

Entre os faccionados presos está um homem apontado como fornecedor de drogas vinculado à facção. Na conta bancária do investigado foram identificados recebimentos de valores que estariam ligados ao tráfico de entorpecentes.

Leia Também:  Polícia Militar inicia Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com turma de 56 capitães

Os elementos colhidos nas investigações comprovam que ele atuava como fornecedor direto de drogas para a rede de distribuição controlada pela facção criminosa. A ordem de prisão contra o criminoso foi cumprida, na segunda-feira (23), na cidade de Rio Branco (AC), em ação conjunta do Núcleo de Inteligência de Primavera do Leste com a Polícia Civil do Acre.

Outro mandado contra foragido da operação, foi cumprido na quinta-feira (29), resultando na prisão de mais um suspeito que atuava na função de “soltado”, dentro da estrutura hierárquica do grupo criminoso. Ele foi preso em Primavera do Leste em ação realizada pelos policiais da Derf do município.

Cartório Central

A megaoperação foi deflagrada, no dia 14 de janeiro, para cumprimento de 471 ordens judiciais, dentre elas, 225 mandados de prisão preventiva, voltadas à desarticulação de uma facção criminosa envolvida com a prática de crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, agiotagem e controle territorial, em Primavera do Leste e região.

Leia Também:  Em Sinop-MT, PRF recupera veículo com registro de apropriação indébita

As investigações iniciadas há pouco mais de um ano permitiram identificar a facção criminosa, com divisão de funções, hierarquia interna, controle financeiro e logística própria, responsável por coordenar atividades ilícitas no município e na região.

Também foram identificadas movimentações financeiras compatíveis com a prática de lavagem de capitais, demonstrando que os valores oriundos do tráfico de drogas eram utilizados não apenas para a aquisição de entorpecentes, mas também para a realização de empréstimos informais a terceiros, especialmente comerciantes locais, com a finalidade de mascarar a origem ilícita dos recursos.

A operação tem como principais objetivos desarticular a estrutura da facção criminosa, identificar e responsabilizar seus integrantes, além de interromper o fluxo financeiro ilícito e reduzir o poder de atuação do grupo na região.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil prende motorista e impede carga de diesel de chegar a garimpo ilegal na Sararé

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta quinta-feira (29.1), um homem de 56 anos, flagrado transportando um contêiner com mil litros de diesel, que seria levado para o garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Sararé, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

A apreensão aconteceu por volta das 19h30, em uma estrada que dá acesso ao garimpo, e foi realizada pela Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

A equipe da Defron estava realizando a Operação Protetor das Fronteiras, em continuidade à Operação Tolerância Zero, com apoio da Regional de Pontes e Lacerda e da Regional de Cáceres, quando visualizou uma Hilux branca transportando um contêiner.

Os policiais abordaram o veículo ocupado pelo suspeito e sua esposa, de 41 anos. Questionado, o homem disse que estava realizando um frete do contêiner, que estava carregado com mil litros de diesel. Ele contou que havia pegado a carga em Vila Bela da Santíssima Trindade e levaria até a ponte de entrada do garimpo.

Leia Também:  Polícia Militar inicia Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com turma de 56 capitães

O suspeito afirmou que havia sido contratado por R$ 1.200 e que havia carregado o diesel a cerca de 3 km da zona urbana de Vila Bela da Santíssima Trindade, por um homem em uma F4000 prata, cuja identidade ele não conhecia.

Diante dos relatos, o motorista foi preso, e o veículo, o contêiner e o diesel foram apreendidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA