MATO GROSSO

Sefaz abre consulta pública para elaboração do Orçamento de 2026 nesta quinta-feira (12)

Publicado em

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) inicia, nesta quinta-feira (12.6), a consulta pública para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. Conforme o edital publicado em edição extra do Diário Oficial, o questionário ficará disponível até o dia 30 de junho no site da Sefaz.

Realizada de forma totalmente virtual, a consulta permite que qualquer cidadão participe, indicando os serviços e produtos públicos que devem ser priorizados pelo Governo do Estado no próximo ano. Podem contribuir estudantes, servidores públicos, profissionais da iniciativa privada, representantes de entidades, associações e a população em geral.

Este é o quarto ano consecutivo que o Governo de Mato Grosso promove a consulta pública como etapa inicial da construção da Lei Orçamentária Anual.

Na prática, os participantes poderão escolher até três ações governamentais, por área temática, que consideram prioritárias para receber mais investimentos em 2026. As áreas contempladas incluem educação, saúde, segurança, assistência social, desenvolvimento econômico, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, cultura, esporte e lazer, tecnologia e pesquisa científica.

Leia Também:  SES realiza coleta de sangue, entrega de cadeiras de rodas e orientação de saúde bucal em Colíder

A elaboração do PLOA 2026 considera também os dados obtidos na consulta anterior, realizada em maio, sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

Além das consultas, a Sefaz realiza audiências públicas para ampliar o debate com a sociedade sobre a aplicação dos recursos estaduais. As contribuições colhidas nessas etapas são consolidadas no projeto de lei, que é então encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos técnicos que serão realizados gratuitamente em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Os interessados nas 1.160 vagas poderão se inscrever até o próximo domingo (15.6) por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (inscreva aqui).

Com a prorrogação, os candidatos terão mais três dias para se inscrever. A inscrição se encerraria nesta quinta-feira (12.6). O candidato que quer acessar as vagas disponibilizadas para cotas raciais também terá até o próximo domingo (15.06) para se inscrever e enviar os documentos para verificação das autodeclaração de preto ou pardo.

Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio. As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Leia Também:  Estação móvel de rádio digital de Mato Grosso reforça buscas aos criminosos em Tocantins

Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.

Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA