MATO GROSSO
Reforma da Praça Dom Wunibaldo em Chapada é dedicada à primeira-dama de MT como ‘Espaço SER Família’
Publicado em
17 de dezembro de 2023por
Da RedaçãoA primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes, com a filha caçula do casal Maria Luiza, entregaram a reforma da Praça Dom Wunibaldo e da cobertura da Rua Quinco Caldas, em Chapada dos Guimarães, neste sábado (16.12). A reforma da praça Dom Wunibaldo foi dedicada à primeira-dama Virginia Mendes, como um espaço familiar, uma praça SER Família.
Os investimentos do Governo de Mato Grosso totalizam R$ 14,5 milhões por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com as obras executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
![]()
Virginia Mendes ressaltou a importância do investimento para o município: “Chapada já é uma cidade linda por natureza, literalmente, e os investimentos vão ao encontro das necessidades da população e dos turistas que visitam esse lugar lindo. Todo esse investimento foi possível porque o Governo do Estado entende a necessidade que o bem-estar da população é imprescindível, e também a dedicação da gestão municipal e das parcerias por meio da Sedec e Sinfra”, ressaltou.
![]()
A primeira-dama de Mato Grosso lembrou do período que morou na região de Chapada e acrescentou que “Fui criada na comunidade Rio da Casca, tenho ótimas lembranças e muito carinho por essa cidade, fico emocionada com o desenvolvimento na região. Aproveito para desejar a todos um lindo e abençoado Natal”.![]()
De acordo com o projeto executado, a praça Dom Wunibaldo manteve suas características, com troca de piso para garantir acessibilidade. A fonte foi revitalizada, e o equipamento terá playground e estacionamento para bicicletas.
A Rua Quinco Caldas recebeu uma cobertura metálica inspirada na Igreja da Sé de Santana, com 133 metros entre as ruas Santo Antônio e Cipriano Curvo. Calçadas mais largas proporcionam mais espaço para pedestres, comércio e restaurantes, conferindo à Rua Quinco Caldas um ar de modernidade.
Além das obras inauguradas, o entorno da praça também passou por melhorias, com rebaixamento e pavimento novo das ruas Cipriano Curvo, Quinco Caldas e Fernando Corrêa em blocos intertravados. Melhorias na drenagem das ruas e revitalização das calçadas foram realizadas. Com essas mudanças, a entrada de automóveis na praça está impedida.
![]()
O governador Mauro Mendes enfatizou que o Governo, o qual ele representa, está feliz por conseguir fazer obras em todo o Estado, recuperando Mato Grosso, graças ao apoio de muitas pessoas.
“Nós vamos continuar essa luta, para melhorar a cidade de Chapada, melhorar o turismo aqui na região. Eu sempre falo, uma cidade só vai ser boa pro turista, se antes ela for boa pro cidadão que vive naquela cidade. Então, essa praça não é pra turista, essa praça é pro chapadense. Essa rua, não é pro turista, é pro cidadão de Chapada. Então sendo boa para nós mato-grossenses, com certeza ela também será boa pros cidadãos de outros estados ou de outros países que por ventura vierem pra cá”, enfatizou.
![]()
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner, ressaltou que o momento de inauguração das obras era memorável e manifestou sua gratidão à primeira-dama Virginia e ao governador Mauro Mendes, pelo olhar sensível que a região vem recebendo.
“Quero enaltecer o trabalho da primeira-dama Virginia Mendes, que conviveu no Rio da Casca, que conviveu com pessoas simples e levou essa sensibilidade para fazer esse grande trabalho que é feito pelo povo vulnerável de Mato Grosso. O povo vulnerável de Mato Grosso se sente honrado, se sente digno de ter uma primeira-dama que tem um olhar aquecido por essas pessoas que precisam, e é isso que ela tem demonstrado, isso que eu sinto com as pessoas que são vulneráveis”, disse.
O prefeito e a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello, homenagearam a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes e entregaram a ela uma imagem de Sant’Ana, padroeira do município.
“Nós oramos muito por você, desde a pandemia até agora. A senhora superou tudo e está aqui. E esta Sant’Ana que estamos lhe entregando, que é a avó de Jesus, que ela lhe proteja, lhe dê vibração, energia para a senhora continuar defendendo os mais vulneráveis de Mato Grosso”, completou.
![]()
Para a moradora de Campo Verde, Matilde Pereira da Silva, que é moradora de Campo Verde, contou que sempre visita Chapada dos Guimarães e achou a reforma da Praça e a construção da Rua Coberta, “simplesmente maravilhosas”.
“Chapada merece. Agora dá mais gosto vir aqui. Ficou muito fantástico e bom, porque pra Chapada, que o tempo é meio úmido e quando chove, ficou muito bom. E eu ficou muito feliz pela homenagem que a primeira-dama Virginia recebeu, ela merece, ela faz muita coisa boa, e é uma pessoa daqui. Os projetos sociais dela são muito bons, maravilhosos”, completou.
![]()
Para a moradora de Chapada dos Guimarães, Edenir Francisca de Moraes, 76 anos, a praça agora se transformou em outro lugar, mais agradável.
“Não é mais aquela praça feia que tinha antes. Agora tá ficando muito bonito. É só as pessoas conservarem agora. Aqui já trabalhou muitas pessoas, mas ninguém fez como o Mauro Mendes tá fazendo. E a primeira-dama Virginia, ela é excelente, não tenho o que me queixar dela, é muito boa”.
Praça Dom Wunibaldo, uma praça SER Família
A reforma da praça Dom Wunibaldo foi dedicada à primeira-dama Virginia Mendes, como um espaço familiar, uma praça SER Família. Na placa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa, e equipe, externaram a gratidão e o reconhecimento à dona Virginia “por sua incansável dedicação aos serviços prestados através do Programa SER Família à população de Chapada dos Guimarães e de todo o estado de Mato Grosso”.
“Criada na região do Rio da Casca, Virginia Mendes é idealizadora do Programa SER Família, que contempla todos os municípios do Estado, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção e cidadania, bem como inclusão social”, finaliza a mensagem na placa.
Moção de Aplausos
![]()
Durante o evento, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães também entregou à dona Virginia a moção de aplausos, em reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido por meio de inúmeros projetos sociais, direcionados às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidades e esperança.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
Published
10 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.
Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.
O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.
“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.
Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.
Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.
Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.
“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.
Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
2° Conesv
O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:
Fonte: Governo MT – MT
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
RONDONÓPOLIS
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis
Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis. Em alusão ao Mês de Conscientização...
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul
Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul. A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou,...
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário. Os pacientes com câncer de Rondonópolis passam...
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS6 dias agoCâmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público
-
RONDONÓPOLIS4 dias agoCarteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
-
MATO GROSSO7 dias agoEsporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT
-
Política Nacional5 dias agoApoio do Senado a vítimas de violência doméstica completa 10 anos







