MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre quatro ordens judiciais ligadas à investigação sobre tráfico de drogas em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado em

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (26.6), quatro mandados de busca e apreensão no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no âmbito de uma investigação que apura a atuação de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas na região de fronteira. A ação foi realizada por equipes das Delegacias de Polícia de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda.

A investigação teve início após uma ocorrência registrada em abril de 2024, quando policiais civis monitoravam um veículo VW Saveiro, suspeito de ser utilizado para o transporte de entorpecentes oriundos da região de fronteira. Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes do veículo desobedeceram à ordem de parada e tentaram colidir contra a viatura policial para garantir a fuga. Na sequência, houve disparos de arma de fogo contra os policiais civis, que reagiram à injusta agressão, nos termos da legislação vigente.

Após a ação, os suspeitos tentaram fugir pela mata. Durante as buscas, um dos ocupantes foi ferido, recebeu atendimento imediato dos policiais e foi encaminhado para atendimento médico, porém não resistiu aos ferimentos.

Leia Também:  Sema participa neste sábado de plantio de mudas no trevo do Terminal Rodoviário de Cuiabá

No interior do veículo foram apreendidos aproximadamente 110 quilos de pasta base de cocaína, distribuídos em tabletes, além de rádios comunicadores utilizados pelos criminosos. A substância apreendida foi submetida à perícia, que confirmou se tratar de cocaína.

As investigações desencadeadas pela Polícia Civil apontaram a existência de uma estrutura organizada, voltada ao transporte de entorpecentes pela região de fronteira. Além disso, nas investigações foram identificados indícios de que o grupo já teria realizado outras viagens com a mesma finalidade criminosa. Imagens de sistemas de monitoramento e demais diligências investigativas contribuíram para a identificação dos envolvidos e para o aprofundamento das apurações.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais de interesse para a investigação. “Os mandados cumpridos nesta data têm por objetivo reunir novos elementos de prova, identificar outros possíveis participantes e esclarecer a extensão das atividades criminosas investigadas”, explicou o delegado responsável pela condução das investigações, José Paulo Berté.

Segundo o delegado, as investigações prosseguem com a análise dos dados extraídos dos aparelhos celulares apreendidos, bem como com o levantamento e cruzamento de informações bancárias, fiscais e patrimoniais dos investigados, medidas consideradas fundamentais para o completo esclarecimento dos fatos e para a identificação da estrutura financeira utilizada pelo grupo criminoso.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra empresa agropecuária envolvida em golpes contra produtores rurais

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Primeira-dama de MT aposta na força das mães e lança o SER Família + Educação

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  "Articulação do vice-governador foi fundamental para cooperativa agroindustrial vir para Água Boa", destaca prefeito

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA