MATO GROSSO

Polícia apura maus-tratos a animais e resgata cães em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) deflagrou nesta quinta-feira (02.02) a terceira fase da Operação Sansão para combater crimes de maus-tratos a animais domésticos, com o apoio da Diretoria de Bem Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande. 

Na operação, foram cumpridas 12 ordens de serviço com a finalidade de investigar denúncias recebidas pela Dema relacionadas a ocorrências de maus-tratos de animais domésticos, em Cuiabá e Várzea Grande. Durante os trabalhos da operação, três cachorros foram encontrados em situação de maus-tratos. A polícia autuou os donos em flagrante.

Segundo a delegada titular da Dema, Liliane Murata, também foi feita a orientação sobre as denúncias encaminhadas para a especializada e as sanções aplicadas àqueles que mantêm o animal em regime de maus-tratos.

“A Dema está vigilante sobre a questão de maus-tratos de animais domésticos e que qualquer infração praticada contra os animais será devidamente aplicada a norma penal em face do infrator”, disse a delegada.

O crime de maus-tratos a animais domésticos cabe reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte do animal, a pena poderá ser mais 1/3 a 1/6 maior e amulta pode variar de um a 40 salários mínimos.

Leia Também:  Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido com roubo de cargas e adulteração de veículos em MT e GO

Nome da operação

O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no estado de Minas Gerais.

Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Chuva forte mobiliza Corpo de Bombeiros em Campo Verde e Sinop

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi mobilizado para atender diversas ocorrências causadas por um temporal que atingiu os municípios de Campo Verde e de Sinop nesta quarta-feira (24.9). A chuva, acompanhada de ventos fortes, provocou a queda de árvores e acidentes de trânsito.

Em Campo Verde, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 16h20 para atender a uma ocorrência na BR-070, na região do Rio das Mortes, zona rural do município.

No local, foram encontradas várias árvores caídas sobre a pista, obstruindo o tráfego de veículos. A área afetada se estendia desde a ponte até as proximidades de uma fazenda, comprometendo o fluxo normal da rodovia.

Os bombeiros estabeleceram um perímetro de segurança e, em seguida, iniciaram os trabalhos de desobstrução, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), motosserras e facões.

Após a completa remoção dos troncos e galhos, e confirmada a ausência de novos riscos aos usuários da via, a rodovia foi liberada e o tráfego, normalizado.

Leia Também:  Força Tática apreende adolescente e recupera motocicleta roubada em Rondonópolis

Já em Sinop, a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) atendeu a seis ocorrências entre as 18h e a meia-noite, sendo três relacionadas à chuva e aos ventos fortes, duas quedas de árvore e um acidente de trânsito.

O acidente envolveu um motociclista e um veículo de passeio. Os bombeiros foram acionados por volta das 19h e, ao chegarem ao local, encontraram o motociclista caído ao solo.

Imediatamente, foram realizados os procedimentos necessários para controle de hemorragia e imobilização. Após a estabilização, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Sinop. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Orientações sobre cuidados durante as chuvas

Com a chegada das primeiras chuvas da temporada, aumentam os riscos de acidentes de trânsito, choques elétricos e quedas de árvores. Nesse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) ressalta a importância de adotar medidas preventivas para garantir a segurança da população.

Veja mais: Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados essenciais durante as chuvas da temporada

*Sob supervisão da SD Karine Miranda

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Governo de MT entregou 4,7 mil escrituras definitas de imóveis urbanos em 2023

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA