MATO GROSSO

Inscrições para premiação nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste domingo (06)

Publicado em

O prazo de inscrições de trabalhos para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso (SNCT-MT) foi prorrogado e encerrará às 23h59 deste domingo (06.10). Os autores de projetos selecionados irão concorrer a até R$ 190 mil em premiação através de pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

As inscrições são gratuitas e, de acordo com o cronograma inicial, deveriam se encerrar nesta sexta-feira (04.10). Com a mudança, os interessados terão mais dois dias para garantir participação.

A premiação para os projetos vencedores é um investimento viabilizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat). Os prêmios em dinheiro variam de R$ 3 mil a R$ 18 mil, totalizando R$ 190 mil.

Nesta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, os trabalhos apresentados devem estar relacionados com o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. A premiação será dividida nas seguintes categorias: Graduação, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, Projeto de Inovação e Projeto de Extensão Tecnológica.

Leia Também:  Tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT já prendeu 23 foragidos da Justiça

Uma comissão composta por técnicos da Fapemat, Seciteci e especialistas da comunidade científica escolherá as três melhores propostas de cada categoria.

A 21ª edição da SNCT ocorre entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e será aberta ao público.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta a importância da premiação, destacando que essa será a primeira vez em Mato Grosso que serão premiados com valores em dinheiro pesquisadores que contribuem com a sociedade através de soluções, melhoria da qualidade de vida e inovações necessárias ao mundo do trabalho e da educação.

Mais informações podem ser acessadas no edital (acesse aqui).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através deste formulário (acesse aqui).

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Museu de História Natural oferece gratuitamente oficinas de artes neste mês

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  ALMT aprova proposta do Governo de MT que congela valores do Fethab em segunda votação

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA