MATO GROSSO

Inscrições para cursos técnicos gratuitos da Seciteci terminam nesta sexta-feira (17)

Publicado em

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos e noturnos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se encerram nesta sexta-feira (17.01). Ao todo, são 640 vagas em várias áreas do conhecimento para 12 cidades de Mato Grosso.

As cidades com cursos disponíveis são: Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.

Neste processo seletivo, são 640 vagas disponíveis para cursos técnicos concomitantes ou subsequentes, ou seja, para alunos que estão cursando o ensino médio ou já concluíram a educação básica. As áreas de estudo são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho.

Todas as turmas serão no período noturno, com a carga horária variando de 800 horas (12 meses) a 1600 horas (24 meses), dependendo do curso. Acesse o edital completo, e confira os cursos disponíveis em cada município (Acesse Aqui).

Leia Também:  Governo de MT entrega pistolas e obras da PM e Sema em Rondonópolis

As inscrições são realizadas exclusivamente via formulário online (Acesse Aqui). Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirma que a oferta dos cursos no período noturno foi pensada para possibilitar uma profissionalização àqueles que estão cursando o ensino médio ou trabalhando durante o dia.

“Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo para aqueles que buscam uma qualificação profissional e uma melhor condição de emprego e renda”, completou Allan.

A lista final de inscritos será publicada no dia 10 de fevereiro. A listagem incluirá um número específico para cada candidato. No dia seguinte (11.02), será feito um sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados.

A transmissão do sorteio será feita ao vivo pelo canal da Seciteci, no YouTube (clique aqui para acessar), às 14h.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 pode ser pago com desconto de 3% até esta terça-feira (22)

Published

on

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7 devem ficar atentos ao prazo para garantir o desconto de 3% no pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. O benefício é válido até esta terça-feira (22.4).

Após essa data, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento do imposto em até oito vezes consecutivas ou realizar o pagamento integral sem desconto até o dia 30 de abril.

O calendário de vencimento do IPVA 2025 foi organizado de acordo com o final da placa, com prazos distribuídos entre os meses de março, abril e maio. Para os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0, o desconto de 5% será concedido até 12 de maio, e o de 3% até 20 de maio. O prazo final para pagamento sem desconto ou da primeira parcela será 30 de maio de 2025.

No caso de parcelamento, cada parcela deve ter valor mínimo equivalente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) vigente no mês. Todas as parcelas devem ser quitadas até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.

Leia Também:  Setasc divulga sorteados para assistir a partida do Cuiabá neste sábado (01)

As guias para pagamento estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Fazenda (www.5.sefaz.mt.gov.br). O contribuinte pode emitir o documento informando o número do Renavam ou do chassi do veículo.

Para quem perdeu o prazo

Proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que não pagaram o IPVA em março perderam o direito ao desconto. Os valores agora estão sujeitos à cobrança de juros e multa por atraso, mas ainda podem ser parcelados em até seis vezes.

Desconto do Nota MT

Participantes do programa Nota MT também podem obter abatimento adicional no IPVA. Os pontos acumulados podem ser utilizados para desconto de até R$ 700, valor que pode ser somado aos descontos previstos no calendário.

Para isso, é necessário acessar o site ou aplicativo do Nota MT e resgatar os pontos antes de emitir a guia de pagamento. Após a confirmação da aplicação do desconto, o contribuinte pode escolher a forma de pagamento e gerar o boleto no site da Sefaz. O resgate dos pontos deve ser feito com pelo menos dois dias de antecedência ao vencimento do imposto, conforme o final da placa.

Leia Também:  Governo de MT entrega pistolas e obras da PM e Sema em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA