O Governo de Mato Grosso entregou, nesta segunda-feira (9.6), à comunidade escolar do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, a Escola Estadual Welson Mesquita de Oliveira totalmente reformada. O investimento, realizado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi de R$ 4,8 milhões.
A estudante Ana Julia, de 17 anos, cursa o 2º Ano do Ensino Médio e faz parte do grupo de 1.738 alunos matriculados na escola. Segundo ela, a reforma era esperada e a entregou a deixou mais animada. “Estudar numa escola novinha deixa a gente com mais vontade de aprender”, contou.
Maria Eduarda tem 17 anos e também compartilhou da visão da colega Ana. “Estudo aqui desde a sétima série e gosto muito dessa escola. Em vista do que tínhamos antes, agora há conforto, refeitório com muito espaço, Chromebooks, Smart TV, biblioteca e muito mais”, disse.
O investimento do Estado contemplou instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura e nova cobertura.
Tatiana Lima é mãe de uma aluna que cursa o primeiro ano do Ensino Médio. Segundo ela, a escola totalmente reformada era um sonho de décadas. “Sei como era antes e vejo como está agora. Minha filha Tainá Fabrini cursa o 1º ano do ensino médio e está muito feliz aqui. Do diretor ao professor, tudo aqui melhorou muito”, avaliou.
Diretor da unidade, o professor Fábio Bernardo da Silva agradeceu o investimento do Estado na reforma da escola. “Sinto uma felicidade enorme por estar fazendo parte desse processo. Parabéns a Seduc por levar a educação pública tão a sério e como política de Estado prioritária”, destacou.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o ritmo dos avanços na educação pública de Mato Grosso é um caminho sem volta. Ele lembrou que, no Ensino Médio, a Rede Estadual saiu da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do Ideb. “Chegamos a esse nível de excelência porque temos uma excelente equipe em todas as áreas da Seduc, das DREs e das escolas”, comparou.
Infraestrutura escolar
Nos últimos sete anos, o Governo de Mato Grosso já entregou aos municípios 38 escolas novas, outras 49 unidades também novas estão em obras pelo Estado e há 9 escolas conveniadas com as licitações em andamento.
No mesmo período, a Seduc ainda entregou 84 escolas reformadas, outras 96 estão em obras e 9 escolas conveniadas aguardam licitação para início das obras de reforma. A comunidade escolar também recebeu 43 novas quadras poliesportivas e outras 17 estão em obras.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos técnicos que serão realizados gratuitamente em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Os interessados nas 1.160 vagas poderão se inscrever até o próximo domingo (15.6) por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (inscreva aqui).
Com a prorrogação, os candidatos terão mais três dias para se inscrever. A inscrição se encerraria nesta quinta-feira (12.6). O candidato que quer acessar as vagas disponibilizadas para cotas raciais também terá até o próximo domingo (15.06) para se inscrever e enviar os documentos para verificação das autodeclaração de preto ou pardo.
Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio. As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.
Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade