MATO GROSSO

Estudantes representam MT em competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil

Publicado em

O primeiro grupo de estudantes que representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude chegou, nesta quarta-feira (13.11), a João Pessoa para participar da competição esportiva sub-17, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Classificados durante os Jogos Estudantis Mato-grossenses realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), os atletas disputam, até sábado (16.11), nas modalidades badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.

“É muito gratificante estar aqui, lutei muito por essa oportunidade e agradeço a Secel pelo suporte. Minha expectativa é representar bem Mato Grosso, vou me doar 100%, competir do começo até o fim”, destaca o atleta de judô, Altair Justino, de 16 anos.

Medalhistas olímpicos, como o atleta da marcha atlética Caio Bonfim, o lutador de taekwondo, Netinho Pontes, a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Beatriz Souza (na foto), junto com outros atletas olímpicos, fazem parte do time de Embaixadores dos Jogos da Juventude 2024.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende acidente com múltiplas vítimas na MT-242

Em sua primeira vez nos Jogos da Juventude, o atleta de São José de Quatro Marcos, Wadson Kaiky, já competiu na manhã desta quarta-feira (13), na prova de potência no ciclismo, e falou sobre a experiência.

“É uma honra representar Mato Grosso, é uma experiência única e nova pra mim, estou bem feliz com isso de estar e competir entre os melhores do Brasil”, comentou.

Até o dia 28 de novembro, o evento reúne mais de quatro mil atletas oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, em três blocos de competições que contemplam, ao todo, 18 modalidades modalidades olímpicas.

De Mato Grosso, serão no total 157 atletas que chegam à cidade-sede do evento, em três blocos de viagem, conduzidos pela equipe da Secel, que também chefia a delegação.

O próximo bloco de competições ocorre de 17 a 22 de novembro, abrangendo as modalidades de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. Nesse período, a delegação mato-grossense será composta por mais 52 estudantes de diversos municípios.

Leia Também:  Palestra de encerramento da Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação é cancelada

O terceiro e último bloco contará com mais 68 atletas de Mato Grosso, que disputam as modalidades de atletismo, handebol e voleibol, no período de 23 a 28 de novembro.

A abertura dos Jogos da Juventude 2024 ocorre nesta quarta-feira (13.11), a partir das 18h, e será transmitida no canal de YouTube do Time Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Veja 10 obras de infraestrutura realizadas pelo Governo de Mato Grosso em Cuiabá

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Mato Grosso já replantou um milhão de hectares de soja. Veja a situação nacional da safra

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA