MATO GROSSO

Desenvolve MT impulsiona Diamantino e facilita o acesso ao crédito aos empreendedores

Publicado em

Dando continuidade ao plano de ação para fomentar a economia no Estado, a Desenvolve MT Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, em parceria com a prefeitura de Diamantino, participou do Empreenda Mais, evento voltado para incentivar o empreendedorismo local em Diamantino nesta terça-feira (11.3). Promovido pela Câmara Municipal, 140 pessoas compareceram às palestras.

A Desenvolve MT apresentou oportunidades de crédito para aqueles que estão começando ou pretendem expandir seus negócios. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), falou sobre o apoio aos empreendedores locais, além disso, outros palestrantes trataram sobre assuntos atuais como o uso de Inteligência Artificial e Isenção Fiscal foram o foco.
Geovanna da Silva Diogo Disperatti, dona de uma loja de moda feminina em Diamantino, a Fina Evidência, compartilhou sua experiência durante o evento e falou sobre como solicitou o crédito com a Desenvolve MT.

“Em 2024 eu comercializava roupas pela internet, e solicitei a linha de crédito Mulher Empreendedora para abrir a minha loja física, hoje aqui no evento é uma oportunidade de compartilhar a minha experiência com outros empreendedores que gostariam de expandir seus negócios”, conta Geovanna.

Leia Também:  Governador dá ordem de serviço para retomada da duplicação da BR-163 entre Posto Gil e Nova Mutum

Durante o evento, a Desenvolve MT e a prefeitura renovaram o convênio de parceria com o município. Francisco Ferreira Mendes Junior, prefeito do município, destaca os benefícios dessa colaboração e o que espera alcançar com ela.

“Estamos em uma nova fase, estamos renovando o convênio, que é de grande importância para Diamantino. Queremos dar aos empreendedores a oportunidade de investir em seus negócios, o que gera emprego e renda. O crescimento das empresas faz a cidade crescer e se desenvolver”, fala o prefeito.

Helio Tito, Diretor de Crédito e Desenvolvimento da Agência, explica o objetivo da colaboração e quais as intenções desta com os empreendedores locais.

“A Desenvolve MT está se dedicando cada vez mais a conceder crédito para o município de Diamantino. Nós já investimos em alguns empreendimentos na cidade e esse evento foi uma retomada, nossa e da prefeitura, na atividade. Vamos fomentar a economia junto aos empresários da região”, conta o Diretor.

Nesta quarta-feira (12.3) os atendimentos aos empreendedores locais continuam no município, um exemplo é Jozenil Costa Lube, dono da Distribuidora Lube Gás. Que pretende ampliar sua empresa para armazenar mercadorias e aumentar seu estoque.

Com isso, atualmente, são 31 cidades e seis associações comerciais parceiras da Desenvolve MT que buscam incentivar e estimular a economia local. Assim, o crédito entra como um meio para diversificar o mercado, gerar mais emprego e apoiar o desenvolvimento de toda a cidade.

Leia Também:  Sema-MT e BOPE desarticulam quatro garimpos ilegais durante Operação Amazônia

Na sequência, a servidora Julianna Castro, assessora técnica especial responsável por atender os municípios, capacitou a servidora da prefeitura Célia Aparecida Barbosa. Ela será o agente de crédito local, responsável por atender os empreendedores que buscam investir.

“A Desenvolve MT vem para agregar o serviço que fazemos na sala do empreendedor. A gente atende de modo gratuito, a prefeitura em conjunto com o Governo Federal e o Estadual. Nós abrimos empresas, fechamos, fazemos declarações de faturamento, entre vários outros serviços. Estamos aqui para auxiliar, então ninguém sai daqui sem uma resposta”, conta.


Para os empreendedores em Diamantino interessados em um atendimento local que querem saber mais sobre as linhas de crédito e como ajudar em seus negócios procure a sala da Prefeitura que fica na Rodoviária de Diamantino. O endereço é Rua Desembargador J. P. F. Mendes, 2438, bairro Jardim Eldorado.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

MT, MS e Governo Federal discutem plano de ação integrado para enfrentar incêndios no Pantanal

Published

on

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Governo Federal e segmentos da sociedade civil anteciparam as discussões para planejamento e definição das estratégias de atuação para enfrentamento aos incêndios no Pantanal.

Nesta quarta-feira (26.3), a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Cel Flávio Gledson Bezerra, participaram em Campo Grande (MS) da primeira reunião para construção do plano de ação integrado que será executado este ano.

“A atuação integrada e cooperada é essencial para potencializar o resultado dos Planos elaborados. Partindo do aprendizado adquirido no ano passado, em 2025 antecipamos as discussões para que essa atuação integrada envolva também as ações preparatórias”, explicou a secretária de Estado de Meio Ambiente.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Coronel BM Flávio Gledson Bezerra, ressaltou que o planejamento prévio possibilita uma atuação mais inteligente em campo, evitando, por exemplo, a redundância de recursos.

Leia Também:  Governo de MT lança obra da Feira do Produtor com mais de 4 mil m² para beneficiar agricultura familiar e fomentar o turismo

“Mato Grosso do Sul tem uma demanda que interage conosco, principalmente no pantanal, uma área de alto interesse ecológico para os dois Estados. Eventualmente, incêndios que se iniciam em um dos Estados pode transpor o rio e avançar para o outro como já aconteceu outras vezes”, observou o comandante-geral.

O secretário Especial de Controle de Desmatamento e Gestão Territorial do Ministério do Meio Ambiente, André Lima, lembrou que, embora em 2024 os indicadores apontassem grau de risco de incêndio no pantanal superior ao de 2020, isso não aconteceu devido à atuação estratégica dos Estados e do governo federal.

“A experiência do trabalho conjunto realizado no ano passado reforça a relevância desse alinhamento. Este modelo de diálogo e integração pode, inclusive, ser estendido para outros biomas”, defendeu.

Durante a reunião, representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), do ICMbio e de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentaram as propostas de diretrizes para ação coordenada e integrada. As informações colhidas serão consolidadas em um plano de ação conjunto para garantir, entre outros resultados, a otimização de recursos, a eficiência no monitoramento, atuação colaborativa e evitar sobreposições de autuações.

Leia Também:  Gestores estaduais e municipais se reúnem para pactuar ações na área da assistência social 

Também participaram das discussões a diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Kuhl Pintarelli; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), André Borges Barros de Araújo; as superintendentes do Ibama em MS, Joanice Lube Battilani, e em MT, Cibele Madalena Xavier Ribeiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Cel Frederico Reis Pouso Salas; o secretário-executivo do Comitê de Gestão do Fogo em MT, coronel Dércio Santos da Silva, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA