MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate 21 incêndios florestais nesta segunda-feira (6)
Publicado em
6 de outubro de 2025por
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu dois incêndios florestais e mantém controlados sete focos ativos, nas últimas 24 horas. As equipes seguem, nesta segunda-feira (6.10), no combate a outros 21 incêndios florestais em diversas regiões do estado.
Os incêndios extintos estavam localizados nos municípios de Poxoréu e Itiquira. Já os incêndios que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação, por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos municípios de Nova Ubiratã e Feliz Natal, com dois focos sendo monitorados em cada município; além das cidades de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Cláudia, com um foco cada em monitoramento.
As equipes seguem atuando no combate aos incêndios florestais nos municípios de Cocalinho, Rosário Oeste e Planalto da Serra, que enfrentam dois focos ativos em cada cidade. Os bombeiros combatem ainda incêndios florestais nas cidades de Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Cláudia, Barra do Garças, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Barra do Bugres, Aripuanã, Juara, Guarantã do Norte, Pontes e Lacerda, Colniza e Nova Santa Helena.
O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com controle dos focos e proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada.
Monitoramento
O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 49 focos de calor em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 34 são incêndios florestais e outros 19 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Nas terras indígenas, é registrado um incêndio na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, em Poxoréu.
No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.
Fiscalização – Operação Infravermelho
Os 19 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de 235 incêndios.
Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 385 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 167 no Cerrado, 179 são na Amazônia e 39 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
“Mato Grosso é a definição de produção sustentável”, afirma presidente de ONG americana
Published
47 minutos agoon
9 de outubro de 2025By
Da Redação
Mato Grosso foi apontado como exemplo mundial de produção sustentável pelo presidente do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, durante o Seminário Pré-COP 30, realizado nesta quinta-feira (9.10), em Brasília.
O evento, promovido pelo Governo de Mato Grosso e pelo Instituto PCI (Produzir, Conservar e Incluir), reuniu autoridades nacionais e internacionais para discutir o futuro da agenda ambiental global.
“O mundo depende da soja, da carne, do algodão e de outros produtos que vêm de Mato Grosso. O Estado produz muito mais do que consome. Mas o que realmente importa é como esses produtos são gerados. E, para mim, sem dúvidas, Mato Grosso é a definição de commodities sustentáveis. Porque aqui não se trata apenas de verificar se um produtor desmatou ou não. Aqui se mede o desempenho ambiental, social e produtivo em toda a escala: indígenas, assentados, comunidades tradicionais e grandes produtores. Mato Grosso tem métricas, metas e governança. É pioneiro. É referência”, pontuou.
A enviada especial do Clima e Florestas da Embaixada da Noruega, Inês Marques, também registrou a importância de Mato Grosso no cenário ambiental mundial.
“Mato Grosso pode marcar o ritmo mundial quando o assunto é integrar proteção florestal e agricultura sustentável. A Noruega tem orgulho de apoiar iniciativas como o PCI e o REM MT [REDD Early Movers], que já estão dando resultados concretos”, disse.
Já Rita Walraf, secretária de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, destacou que conferiu de perto os efeitos das políticas ambientais praticadas pelo estado.
“Vi isso com meus próprios olhos nas ações do programa REM. É possível combinar justamente a produção, a conservação e a inclusão das pessoas que muitas vezes ficam para trás nas políticas públicas”, afirmou.
Em sua fala, o governador Mauro Mendes ressaltou o fato de Mato Grosso ser o maior produtor de alimentos do país e, ainda assim, preservar 60% do território.
“Nenhum lugar no mundo consegue fazer isso. Nossa matriz energética é uma das mais limpas do planeta. Nossas leis ambientais são das mais rígidas. O Brasil faz sua parte. E Mato Grosso está na vanguarda disso. É esse o posicionamento que precisamos levar para a COP em Belém. Mostrar ao mundo o quanto produzimos e preservamos, e que os países ricos precisam colaborar com isso”, completou.
O Seminário Pré-COP 30 também marcou os 10 anos da Estratégia PCI. O evento contou com apoio do REM MT, IDH Brasil, Earth Innovation Institute e Famato.
Também participaram do evento o senador Wellington Fagundes; o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Carlos Avallone; os secretários de Estado Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Dr. Leonardo (Escritório de Representação); o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel; o gestor jurídico do Sistema FAMATO, Rodrigo Bressane; o diretor executivo do Instituto PCI, Richard Smith; a diretora executiva do IDH Brasil, Manuela Santos Maluf; e o presidente do IMAC, Caio Penido.
Fonte: Governo MT – MT

Crianças acolhidas em casas-lares celebram Dia das Crianças com alegria e integração

Lucas Rangel e Lucas Bley compartilham primeiros momentos com a filha: ‘Mia’

TCE-MT emite parecer prévio favorável às contas de governo de Querência e Alto Boa Vista

Carlos Viana: CPMI decidirá sobre convocação de Frei Chico na próxima quinta

Sistema americano de justiça é tema de painel no MPMT
RONDONÓPOLIS


Programa Vereador Mirim ganha destaque e atrai secretário de Educação à Câmara de Rondonópolis
Programa Vereador Mirim ganha destaque e atrai secretário de Educação à Câmara de Rondonópolis. A Câmara Municipal de Rondonópolis recebeu...


Câmara aguarda confirmação de suplente para oficializar extinção de mandato
Câmara aguarda confirmação de suplente para oficializar extinção de mandato. Nesta quarta-feira (8), durante a sessão ordinária, o primeiro-secretário da...


Projeto no Trevão prevê complexo viário, com viadutos, rotatórias e alças de acesso
Detalhes do projeto a ser ser realizado no Trevão, em Rondonópolis, foram divulgados na manhã desta quarta-feira (8), em Cuiabá,...
MATO GROSSO


“Mato Grosso é a definição de produção sustentável”, afirma presidente de ONG americana
Mato Grosso foi apontado como exemplo mundial de produção sustentável pelo presidente do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, durante o...


Moradores de Cuiabá e Sorriso ganham R$ 100 mil em sorteio do Nota MT
O programa Nota MT, do Governo de Mato Grosso, realizou nesta quinta-feira (9.10) o sorteio referente ao mês de setembro...


Sefaz fiscaliza mil empresas varejistas em nova edição da Operação Máquina Fantasma
Cerca de mil empresas do comércio varejista mato-grossense estão sendo fiscalizadas nesta semana em uma operação da Secretaria Estado de...
POLÍCIA


PM apreende 20 tabletes de entorpecentes e prende dois homens por tráfico de drogas
Policiais militares do 18º Batalhão apreenderam, na noite desta quarta-feira (8.10), 20 tabletes de entorpecentes, entre maconha e pasta base...


Policiais militares salvam bebê de 15 dias engasgado com leite materno em Cuiabá
Policiais militares do 3º Batalhão salvaram um bebê recém-nascido, de 15 dias de vida, vítima de um engasgamento, na madrugada...


PRF apreende 50 kg de skunk escondidos dentro de mesa de sinuca na BR-070 em Barra do Garças (MT)
Na madrugada desta quinta-feira (9), , a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 50 kg de skunk, uma variação de...
FAMOSOS


Lucas Rangel e Lucas Bley compartilham primeiros momentos com a filha: ‘Mia’
Os influenciadores Lucas Rangel e Lucas Bley, emocionaram os seguidores ao publicarem novos cliques com a filha, Mia, nascida nos...


MC Lomma exibe nova silhueta de biquíni após perder 17 kg: ‘Tu tá maravilhosa!’
MC Lomma, de 22 anos, impressionou os seguidores nesta quinta-feira (9), ao posar em Fernando de Noronha usando um biquíni...


José de Abreu e Carol Junger embarcam para segunda lua de mel na Argentina
O ator José de Abreu, de 79 anos, e a esposa, a maquiadora e influenciadora Carol Junger, de 27, embarcaram...
ESPORTES


Mirassol vence Fluminense, retorna ao G4 e complica o tricolor na tabela
O Mirassol garantiu uma importante vitória em seus domínios nesta quarta-feira, ao superar o Fluminense por 2 a 1, em...


Novorizontino vence o Cuiabá e entra no G4 da Série B
O Grêmio Novorizontino conquistou uma vitória crucial nesta quarta-feira ao derrotar o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal,...


Atlético-MG vence o Sport por 3 a 1 na Arena MRV
Em uma noite de futebol movimentada na Arena MRV, o Atlético-MG superou o Sport Recife por 3 a 1 nesta...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Várzea Grande7 dias ago
SEM INTERNET
-
MATO GROSSO6 dias ago
Mais de 15 mil jovens farão neste domingo (05) processo seletivo para escolas estaduais militares
-
RONDONÓPOLIS7 dias ago
Rondonópolis registra queda de 88,5% nos focos de incêndio em 2025
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Câmara de Rondonópolis participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres