MATO GROSSO

Atleta de 14 anos do programa de bolsa do Governo de MT é convocado para Sul-Americano de Tênis

Publicado em

O tenista mato-grossense Livas Damazio foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Tênis até 14 anos, em Tajira, na Bolívia. Livas é contemplado na categoria estudantil do Olimpus MT, programa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) que oferece auxílio financeiro a atletas, paratletas, guias e técnicos de diversas modalidades esportivas. 

A competição ocorre entre os dias 6 e 11 de maio e é classificatória para o mundial da categoria, que será realizado no início de agosto em Prostejov, na República Tcheca. 

Para o pai do atleta, Livas Tarcílio Damazio, o Estado tem participação nessa conquista. “A Secel tem sido muito prestativa, sempre disposta a nos ouvir e tentar de alguma maneira nos ajudar a jogar circuitos durante todo o ano. Ainda tem o Olimpus que é um dos nossos braços mais fortes, pois as despesas do tênis são altas com materiais e viagens, e a gente vê no Governo do Estado um grande parceiro dessa conquista”, avaliou o pai.

Além disso, o esportista participará do Gira Europeia, organizada pela Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) e que leva os principais atletas sul-americanos das categorias 14 e 16 anos para competir em torneios na Europa, entre os meses de junho e julho.

Leia Também:  Curso do Governo de MT sobre a nova lei de licitações e contratos inicia com palestra de ministro do TCU

“Nossa função é oferecer as melhores condições possíveis para que os nossos atletas se desenvolvam e alcancem o melhor nível competitivo. Estamos muito felizes em participar e ajudar nas conquistas da comunidade desportiva como um todo. O que antes era uma promessa para o esporte em Mato Grosso hoje é a concretização”, destacou o secretário da Secel. Jefferson Carvalho Neves.

Campeonato Sul-Americano de 14 anos

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), pelo sistema de disputa, os dez países que estarão competindo serão divididos em dois grupos e jogam todos contra todos (round-robin), com confrontos de duas simples e uma duplas, masculino e feminino.

Os primeiros colocados de cada grupo jogam a final e os segundos colocados fazem a disputa de terceiro e quarto lugar. Se classificam para o mundial os três países mais bem colocados em cada naipe (masculino e feminino). Além do Brasil, atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam do torneio.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

Published

on

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Curso do Governo de MT sobre a nova lei de licitações e contratos inicia com palestra de ministro do TCU

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Aprosoja reclama de levantamentos da Conab e governo promete acompanhar situação

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA