Sorriso

Processos judicializados também podem ser negociados no Mutirão Fiscal

Publicado em

Mais uma notícia para quem têm dívidas relativas a tributos municipais vencidas até 31 de dezembro de 2023. Além dos processos administrativos, também podem ser negociados, os judicializados, atualmente são 1.960 processos tramitando na Vara de Fazenda Pública. frisamos que o Mutirão Fiscal que iniciou em 8 de novembro e segue até 20 de dezembro. O Mutirão é regulamentado pela Lei 448/2024.

Procurador-geral do Município, Alex Sandro Monarim, frisa que os processos relacionados a tributos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), dentre outros, estão aptos ao mutirão. “Estamos acompanhando o trabalho da Tributação e no relatório já constam mil processos administrativos.Todavia, há oportunidade para as ações judiciais, sendo uma grande oportunidade para quem quer quitar suas dívidas e deixar a “casa organizada”, ressalta.

“O Mutirão, devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores e cumprindo uma solicitação do Judiciário, vem trazer uma oportunidade para os contribuintes quitarem suas dívidas com anistia de juros e multas”, também destaca o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová Silva.

Leia Também:  Handebol feminino disputa Campeonato Brasileiro de Clubes em Recife

Estão em oferta três opções de renegociação: à vista, com desconto de 100% dos juros e multa; em três parcelas, com 90% de anistia de juros e multa; e em seis parcelas, com até 80% de anistia de juros e multa. Podem ser renegociadas dívidas do IPTU, ISSQN, taxas, contribuições e outros débitos de natureza tributária e não tributária.

De acordo com a Câmara de Vereadores, citando o texto do documento aprovado, tramitam no Município 1.961 ações de Execução Fiscal e em face da Resolução 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ficou determinada a extinção de execuções fiscais de valor inferior a R$ 10 mil, por custarem caro para o poder público e existirem formas mais eficazes e econômicas para a cobrança de dívidas de baixo valor dos contribuintes.

Com isso, as dívidas não deixam de ser cobradas, mas somente deixam de gerar processos na Justiça. Como podem ser protestadas e, os contribuintes nesta situação podem aproveitar a oportunidade de renegociação com o Departamento de Tributação da Prefeitura.

Leia Também:  Servidores elegem Conselheiro Fiscal do PreviSinop

Para facilitar a renegociação das dívidas, o requerimento para adesão ao Mutirão pode ser feito pelo site da Prefeitura (site.sorriso.mt.gov.br). Aí, é só escolher a melhor forma de pagamento no link https://prefsorriso-mt.agilicloud.com.br/portal/sorriso/#/refis e só vir até o Departamento de Tributação para homologar o acordo. Todo o processo pode também ser feito pelo WhatsApp da Tributação, o 3545 4707.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Com índice de 98,01% , Prefeitura de Sorriso recebe o Selo Diamante de Transparência

Published

on

Das 288 unidades avaliadas, somente 69 foram certificadas nas categorias Prata, Ouro e Diamante

“A transparência está sempre junto da eficiência e da competência”, declarou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, durante a cerimônia de entrega dos selos de qualidade do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizada nesta quarta-feira (4 de dezembro), na capital do Estado.

O TCE alcançou um índice de transparência de 95,19%, garantindo assim o selo Diamante, o mesmo que Sorriso recebeu, por ter apresentado um índice de transparência de 98,01%. Neste mesmo patamar, outras 18 unidades jurisdicionadas do TCE atingiram índices superiores a 95% e foram certificados com o Selo Diamante de qualidade, sendo elas a Câmara Municipal de Terra Nova do Norte (98,56%), Câmara Municipal de Cáceres (98,44%), Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde (98,2%), Câmara Municipal de Cuiabá (98,1%), Câmara Municipal de Sapezal (97,64%), Defensoria Pública (97,48%), Assembleia Legislativa (96,76%), Prefeitura de Tapurah (96,55%), Prefeitura de Campos de Júlio (96,5%), Prefeitura de Ipiranga do Norte (96,28%), Câmara Municipal de Nova Olímpia (96,04%), Tribunal de Justiça (95,9%), Prefeitura de Lucas do Rio Verde (96,07%), Câmara Municipal de Paranaíta (95,61%), Governo do Estado (95,44%), Prefeitura de Sapezal (95,36%), Câmara Municipal de Ipiranga do Norte (95,3%) e Prefeitura Municipal de Sinop (95,16%).

Leia Também:  Prorrogado prazo de inscrições para processos seletivos em literatura e matemática

“É um orgulho imenso fazer parte deste seleto grupo, em que a transparência, a prestação de contas ao povo de como são utilizados os recursos que vêm dos impostos pagos por cada um de nossos cidadãos, é questão essencial quando o assunto é gestão pública e sei que essa forma de gerir, de conduzir, de fazer a máquina pública rodar, já está integrada à rotina da Prefeitura, por isso, acredito que a nova gestão, sempre amparada pela brilhante equipe da Controladoria Geral do Município, deve dar continuidade a esta forma de trabalhar”, destacou o prefeito Ari Lafin, compartilhando a homenagem com todos os servidores municipais.

“Sabemos da responsabilidade de seguir desta forma, cumprindo integralmente a legislação, acompanhando índices, buscando formas de inovar e melhorar resultados para que seja feito o melhor uso possível dos recursos públicos”, afirmou o controlador-geral da Prefeitura de Sorriso, Laércio Garcia.

Nesta edição do PNTP, foram avaliadas 288 unidades gestoras e 69 foram certificadas com os selos de qualidade Diamante, Ouro e Prata. Além do Selo Diamante da Prefeitura, o Município de Sorriso também se destacou com o Legislativo, já que a Câmara conquistou o selo Prata, com um índice de transparência de 81,49%.

Leia Também:  Prefeitura informa que não tem envolvimento com treinamento "Soldadinho Mirim"

“Queremos que gestão transparente, eficiente e competente seja realidade em todo o Estado de Mato Grosso”, reiterou Sérgio Ricardo, estimando que “o TCE deve ficar um dia inteiro entregando certificados”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA