Lucas do Rio Verde

Servidores Públicos participam de capacitação sobre tecnologia BIM

Publicado em

Servidores engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde participaram da capacitação em uma importante ferramenta para a elaboração de projetos. Trata-se da tecnologia BIM, que é recomendada pela nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133) e aprimora as práticas de construção. O curso foi realizado entre os dias 22 a 24 de janeiro.

A supervisora geral do departamento de Licitação e Contratos, Sirlei Amaro da Silva celebra a iniciativa da gestão municipal. “É uma tecnologia nova que aumenta a qualidade e eficiência do projeto ao agregar mais informações aos softwares que utilizamos. A nova lei de licitações traz essa indicação e é importante que estejamos preparados para utilizá-la”, explica.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anerson Lippi)

Os participantes tiveram um treinamento dividido em dois módulos, sendo o primeiro em consultoria mapeamento estratégico e o segundo, consultoria fluxo de trabalho em BIM Edificações.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anerson Lippi)

Ministrado presencialmente, o curso “Introdução à Tecnologia BIM com foco na administração pública” teve como palestrante, a arquiteta e urbanista, Lucimara Lima, que abordou tópicos como: alinhamento conceitual, que cobrirá os principais conceitos técnicos relacionados ao tema, mapeamento estratégico, elaboração de Road Map com atribuição de metas anuais; Fluxo de trabalho em BIM, com foco na atuação prática dos servidores.

Leia Também:  Jogos Escolares: etapa municipal teve disputas acirradas em Lucas do Rio Verde

“Existe um processo para a implantação do BIM, teremos vários processos até que ele seja imposto de forma completa, mas hoje Lucas do Rio Verde dá um grande passo a tecnologia e rumo a inovação”, pontua arquiteta e urbanista, Lucimara Lima.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Advertisement

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Cerca de 100 estudantes de Direito da UFMT participam de sessão plenária do TRE-MT

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Prefeitura desmente fake News sobre carro com câmeras que está circulando na capital

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA