Cuiabá

Prefeitura recebe kits escolares e projeta atender todos alunos este mês

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira (9), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, receberam os últimos carregamentos dos kits escolares destinados aos mais de 62 mil alunos da rede pública de ensino da capital. Segundo a Prefeitura, a distribuição dos kits — que incluem mochila, estojo, lápis, cadernos e outros materiais — será 100% concluída até o fim de junho. O mesmo se aplica aos uniformes escolares.

Além dos gestores, William Campos — chefe de Gabinete do prefeito — também acompanhou os itens escolares.

O prefeito destacou que a entrega deveria ter ocorrido no início do ano letivo, mas isso não foi possível devido à falta de planejamento da gestão anterior. “Infelizmente, eles não deixaram contratados os serviços necessários para a entrega no começo do ano. Por isso, nossa equipe teve que recomeçar todo o processo do zero”, afirmou. Além disso, garantiu que, no ano que vem, essa situação não se repetirá. “No ano que vem, entregaremos todos os kits e uniformes no início do ano letivo”, reiterou.

Leia Também:  Prefeitura remove 40 toneladas de lixo no Centro Histórico

Durante a apresentação dos materiais, Abilio fez questão de mostrar os diferentes kits preparados para cada faixa etária: desde as turmas do Jardim I e II, com mochilas de rodinhas, giz de cera e tinta guache, até os alunos do ensino fundamental, que receberão kits com cadernos temáticos, régua, lápis de cor e outros itens essenciais.

“Nossos alunos vão receber não só os uniformes, mas também mochilas e kits completos com tudo o que precisam para aprender com dignidade. A Prefeitura está dando todo o suporte: alimentação, uniforme, material escolar. Mas precisamos que os pais acompanhem de perto a vida escolar dos seus filhos. Juntos, vamos fazer a educação de Cuiabá ser destaque no estado”, declarou o prefeito.

Amauri Monge reafirmou o compromisso da pasta com a educação e assegurou que todas as unidades estarão abastecidas até o final do mês. “Se houver alguma demanda não atendida, peço que os responsáveis pelos estudantes entrem em contato com a Secretaria Municipal de Educação. Estaremos à disposição para solucionar. O compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini é garantir boas condições de aprendizagem aos estudantes da rede pública”, concluiu o secretário.

Leia Também:  Estudantes da EMEBC Nova Esperança visitam nesta terça-feira o legislativo Municipal

#PraCegoVer

A imagem principal está o kit escolar com mochila, estojo e materiais como lápis de cor, massa de modelar cola e outros itens.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Secretárias apresentam plano para rede de apoio às mulheres

Published

on

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, participou nesta quarta-feira (11), ao lado das secretárias municipais de Saúde, Lúcia Helena, e de Assistência Social, Hélida Vilela, da reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá. O encontro, presidido pela vereadora Maria Avalone, teve como pauta a reestruturação da rede de apoio às mulheres na capital, com ênfase na definição de novos espaços de acolhimento e na apresentação preliminar do Projeto Acolher, que prevê a implantação de salas com equipes multidisciplinares integradas à atenção básica.

Além de representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o evento contou com a presença da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil, e das vereadoras Baixinha Giraldelli, Michelly Alencar e Maysa Leão.

Durante a reunião, Hadassah destacou a importância dos espaços de escuta e acolhimento, ressaltando que a Secretaria da Mulher de Cuiabá vem se consolidando como uma porta de entrada para denúncias e apoio às vítimas. “Hoje temos atendimento psicológico na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, com uma psicóloga fixa e uma coordenadora psicóloga. É um espaço aberto para qualquer mulher da rede. Estamos também prestes a inaugurar o Centro de Referência ‘Casa da Mulher Tipo 3’, previsto para agosto ou setembro e, com isso, estamos ampliando os atendimentos”, anunciou.

A secretária também comentou sobre a reestruturação dos atendimentos após o encerramento das atividades em unidades de Pronto Atendimento (UPAs), explicando que esse processo revelou falhas, como a permanência de mulheres que não compareciam aos atendimentos, mas cujos nomes permaneciam na lista de assistidas.

“Um ponto positivo foi a análise dos atendimentos em andamento. Descobrimos, pelas triagens, que havia mulheres cadastradas desde 2020 que já não compareciam e não precisavam mais de acompanhamento, mas ainda constavam como atendidas. O espaço é voltado para vítimas de violência, mas muitos casos eram encaminhados por outros motivos. Isso não invalida a necessidade dessas mulheres, mas desvia o foco da finalidade do serviço. Como gestores, temos o dever de cuidar do recurso público, evitando ausências e profissionais ociosos”, relatou Hadassah.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Cerca de 500 alunos da Educação Infantil e Fundamental participarão de apresentações culturais

A secretária de Saúde, Lúcia Helena, explicou que as salas de atendimento foram desativadas por estarem em locais irregulares, comprometendo o acesso das ambulâncias e o funcionamento das unidades, em desacordo com as normas do Ministério da Saúde. “Isso não significa falta de acolhimento à causa. Já estamos finalizando o Projeto Acolher, que prevê salas com equipes multidisciplinares em todas as regiões da cidade, além da reorganização do fluxo de atendimento para garantir assistência à mulher desde a fase aguda até o cuidado continuado”, esclareceu.

Catarina Célia de Araújo Amorim, secretária-adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, detalhou o novo plano da pasta, que será apresentado ainda este mês. “Estamos criando quatro salas, uma por regional de saúde [leste, oeste, sul e norte], com equipes multidisciplinares: psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, ginecologistas e apoio da saúde mental”, afirmou.

A vereadora Maysa Leão reconheceu os avanços da atual gestão e criticou administrações anteriores que, segundo ela, atuavam apenas de forma simbólica. Ela observou que a lei que incentiva o empreendedorismo feminino, política pública executada pela atual gestão, é de sua autoria e foi aprovada em 2020, mas não foi implementada pela gestão anterior, mesmo com recursos destinados. Para Maysa, a reunião trouxe respostas importantes sobre a articulação para ampliar a rede de acolhimento e enfrentamento à violência.

“A secretária Hadassah se colocou com humildade. Buscou a rede, entrou nela, participa e disponibiliza tudo o que é necessário. A Secretaria, com toda a sua equipe, avançou muito. Hoje foi um dia de muitas respostas, fruto de uma semeadura de rede de enfrentamento à violência e de uma forte política de prevenção. A rede já está pronta? Ainda não, está em construção, ainda patinando, porque é uma nova gestão com novas lideranças. Há pessoas que sempre atuaram na ponta, mas essas também precisam do nosso apoio para que a estrutura funcione”, afirmou a vereadora.

Leia Também:  Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

A presidente da Comissão, vereadora Maria Avalone, ressaltou o papel estratégico do orçamento público voltado às mulheres. “É por meio do orçamento mulher que vamos garantir que essas propostas se tornem realidade. Estamos com oito vereadoras em atuação, e nossa responsabilidade é fazer a diferença com esse time de mulheres fortes”, pontuou.

Além do debate sobre espaços de acolhimento e orçamento voltado às mulheres, foram discutidas a implantação do projeto Lírios em Cuiabá e a repactuação do Termo de Cooperação — o último assinado em 2019 — e a criação de uma nova comissão composta por representantes de cada secretaria.

Também participaram da reunião a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica; Fabiana Soares, gerente da Casa de Amparo de Cuiabá; Adriany Carvalho, representando a juíza Ana Graziela Vaz de Campos, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar; Francielle Claudino Brustolin, procuradora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; e Judá Maali Pinheiro Marcondes, delegada da Polícia Judiciária Civil e titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, entre outras autoridades que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra secretárias municipais, vereadoras e outras autoridades que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher durante reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA