Cuiabá

Prefeitura entrega obra do Centro Médico Infantil no Dia das Crianças

Publicado em

As obras do Centro Médico Infantil (CMI- Antony Gabriel de Souza Gomes de Moraes), que serão entregues no próximo domingo (12), representam uma das principais reestruturações da saúde pública de Cuiabá. A construção foi iniciada em agosto de 2023, durante o período de intervenção estadual na Saúde do município, sob responsabilidade do Governo de Mato Grosso, e acabou sendo abandonada pela gestão anterior, deixando o prédio sem estrutura básica e com diversas pendências técnicas e orçamentárias.

Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2025, o prefeito Abilio Brunini determinou a retomada imediata das obras, com a readequação do projeto original e ampliação do escopo, transformando o espaço em um centro 100% pediátrico. Foram investidos R$ 11,8 milhões em obras civis, modernização de ambientes, instalação de redes elétricas e hidráulicas, além da adequação das áreas de atendimento e emergência. O novo CMI contará com 5 consultórios médicos, 3 salas de classificação de risco (vermelha, amarela e verde), 2 salas de exame e procedimentos, 1 sala de medicação, 1 sala de observação com 8 leitos infantis, farmácia, recepção com triagem, além de espaços administrativos, refeitório e área de descanso para profissionais. A unidade também foi planejada para atender protocolos de urgência e emergência, oferecendo um ambiente acolhedor e adaptado ao público infantil.

Leia Também:  Prefeito destaca Festival da Pamonha como impulsionador do turismo e da cultura em encontro com a comunidade de Rio dos Peixes

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, que atuou como interventora durante o período de gestão estadual, relembra as dificuldades da época e destaca o avanço da atual administração. Segundo ela, o projeto foi retomado com foco em garantir atendimento humanizado e especializado para crianças, com salas vermelha, verde e amarela, salas de exames, áreas de acolhimento e observação, além de um pronto atendimento infantil totalmente estruturado.

Com o investimento da Prefeitura, o CMI passa a integrar a rede municipal como referência em atendimento pediátrico de urgência e emergência. Localizado em anexo ao antigo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, o espaço será entregue pela atual gestão e, após a conclusão física, entrará na fase de instalação dos equipamentos e formação das equipes técnicas.

A entrega do Centro Médico Infantil reafirma o compromisso da atual gestão com a reconstrução da saúde pública municipal e com a oferta de atendimento digno, moderno e seguro às famílias cuiabanas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Complexo Passaredo celebra Dia das Crianças com recreação e cultura

Published

on

Cerca de 180 crianças atendidas no Complexo Passaredo, em Cuiabá, vivenciaram uma manhã festiva nesta quinta-feira (9), com atrações, brincadeiras e guloseimas, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo, 12 de outubro. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu também alguns pais e a equipe de professores que ministram os cursos no local.

Na programação, houve apresentação teatral do Grupo Lamarck, com Altyeri Dallys, o palhaço Teteko. O teatro apresentou uma dinâmica envolvente, com mensagens importantes sobre meio ambiente, família, escola e educação, tudo de forma lúdica e divertida. A garotada, atenta, interagiu com carinho e boas gargalhadas.

“É muito bom ver como o Complexo Passaredo tem se fortalecido com as ações culturais, esportivas e educativas que vêm sendo realizadas. Essa programação especial tem uma importância enorme para os nossos alunos. Ela não só valoriza o bairro, como também as crianças e a formação por meio da educação lúdica, uma forma leve e divertida de fazer com que as informações atinjam o objetivo. E isso é essencial, porque quando o aprendizado fica, as crianças entendem melhor e levam para a vida”, explicou a secretária adjunta de Cultura, Vilmara Vidica, a Bombom.

A secretária destacou ainda que o Complexo está cumprindo seu papel como um centro que leva arte, esporte e educação para a comunidade. “Ele é um espaço de apoio, de convivência, onde todos se sentem acolhidos”, frisou.

O coordenador do Complexo, Rosberg Rabelo Martins, ressaltou que a data de 12 de outubro é muito importante, principalmente para quem trabalha diretamente com o desenvolvimento infantil, e não poderia passar em branco. “A infância é um período que pede brincadeiras, leveza e descontração. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde tudo está muito voltado para o eletrônico, para a internet. Por isso, é essencial proporcionarmos momentos assim, reais, no chão, na ponta, principalmente aqui na periferia, onde há muitas crianças e uma forte necessidade dessas vivências”, afirmou.

Leia Também:  Ação da Prefeitura de Cuiabá promove acompanhamento e apoio a imigrantes na Pastoral dos Imigrantes

Para Arthur dos Santos, de 11 anos, estava tudo muito legal. “Eu gosto daqui, participo do futebol kids. Meus pais sempre me incentivaram a praticar esportes, porque é bom para a saúde, e a gente faz amizades, se distrai. Essa ação para comemorar o Dia das Crianças é muito divertida. Vamos jogar entre nós, montamos equipes”, contou.

Maytana Marques Queiroz tem o filho Geovane, de 14 anos, participando do futebol no Complexo, e a filha Maysa, de 11, no vôlei kids. Para a família, o espaço é muito importante, tanto que ela fez questão de participar da programação voltada ao Dia das Crianças. “O esporte ajuda muito, encaminha para coisas boas. As crianças do bairro não ficam ociosas. Eu mesma participava das aulas de dança (zumba), mas tive que parar por conta do serviço, e sinto muita falta. Tive uma amiga que saiu da depressão com ajuda da dança. Pessoa com depressão se retrai muito, aqui faz amizades, conversa, começa a ver a vida de outra forma. Então, temos atividades que ajudam tanto as crianças quanto os adultos”, destacou.

O Complexo Passaredo foi reativado há cerca de 100 dias e tem buscado promover atividades voltadas à comunidade. Atende cerca de 260 pessoas matriculadas nos projetos, sendo quase 180 delas crianças.

A comunidade em geral é apoiadora e também “arregaça as mangas” em parceria com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Cultura para que tudo aconteça.

Leia Também:  Prefeito destaca Festival da Pamonha como impulsionador do turismo e da cultura em encontro com a comunidade de Rio dos Peixes

Por trás do palhaço

“Eu conheci o teatro com oito anos de idade, numa igreja. Naquela época, eu queria ser o palhaço, mas não me deixaram porque eu era muito criança. Mesmo assim, em cada apresentação eu dizia pra mim mesmo, dentro do meu coração: ‘Um dia eu vou ser o palhaço. Um dia eu vou ser o palhaço’.” Esse era o sonho de Altyeri Dallys, servidor público há 10 anos, porteiro da EMEB Ana Teresa Arcos Krause.

Os anos passaram e, mais tarde, ele reencontrou o teatro. “E encontrei o palhaço. Hoje já são 22 anos que sou o palhaço Teteko, que sou artista. A arte, pra mim, não serve só pra mim. Ela tem que servir para o próximo. É muito gratificante poder levar informação, levar alegria, ver o sorriso de uma criança, de um adulto. Isso me dá paz”, relatou.

E completou: “Durante aqueles minutos, aquelas horas de apresentação, eu esqueço o mundo lá fora, que está tão violento, tão perturbado, e consigo levar algo bom para as pessoas. E não só pra elas, para mim também. Porque eu aprendo muito a cada apresentação.”

Para fazer o que mais gosta, divertir o público com sua irreverência, “o servidor público por profissão e palhaço por amor” procura conciliar o trabalho.

#PraCegoVer:

A foto exibe a equipe no palco do teatro e a plateia, composta por público infantojuvenil, ao fundo, em momento de descontração e encerramento da apresentação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA