Cuiabá
Feira “Viva Mulher” movimenta o Museu do Rio entre os dias 10 e 29 de junho
Publicado em
9 de junho de 2025por
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá dá início, nesta terça-feira (10), ao programa “Viva Mulher”, com a realização da Feira Viva Mulher no Museu do Rio, localizado no bairro Porto — região considerada um importante polo cultural e turístico da capital. Voltado à valorização e ao protagonismo feminino, o evento será realizado de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 29 de junho.
O lançamento oficial da feira acontece nesta terça-feira, às 15h, com apresentação da violoncelista Karoline Fernandes Bataioli, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Ao todo, 52 feirantes participarão do evento, que contará com exposições de artesanato, apresentações de música regional e MPB com cantoras locais, poesia, teatro, dança, gastronomia, estética e produtos autorais.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio das Secretarias Municipais da Mulher e de Cultura, o evento celebra a força, a criatividade e a diversidade das mulheres cuiabanas.
“A partir do dia 10, o Museu do Rio — que hoje é o ponto turístico mais visitado de Cuiabá — será palco da Feira Viva Mulher. É uma ação que une a força da Secretaria da Mulher com o desenvolvimento econômico e o turismo, valorizando o empreendedorismo feminino, a economia criativa e atraindo um novo público para esse espaço tão importante da cidade”, destacou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, classificou a feira como um espaço acolhedor e descontraído, onde cultura, arte, moda, bem-estar, gastronomia e inovação se encontram em uma verdadeira celebração da feminilidade e da força coletiva.
“Mais do que produtos, a Feira Viva Mulher promove conexões, autoestima e autonomia”, afirmou.
Durante o evento, o Museu do Rio também receberá palestras e oficinas artísticas e culturais com temas voltados ao empreendedorismo feminino, autocuidado e educação financeira. Haverá ainda um espaço de orientação sobre políticas públicas e direitos das mulheres, além da arrecadação e doação de kits de higiene pessoal.
Programa Viva Cuiabá
O Viva Cuiabá é um programa estratégico da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico que visa impulsionar o turismo, o comércio local e a economia criativa por meio da revitalização de espaços públicos e da promoção de eventos culturais.
Seus principais objetivos são: estimular o turismo e o comércio local; requalificar e ocupar positivamente espaços públicos; incentivar pequenos empreendedores da economia criativa; valorizar a cultura cuiabana; gerar impacto social positivo e consolidar Cuiabá como destino turístico e econômico de referência.
Com foco na Orla do Porto e no Centro Histórico, o programa busca gerar oportunidades econômicas, atrair visitantes e fortalecer a marca da cidade. O nome Viva Cuiabá simboliza a proposta de requalificação urbana e ativação turística, inspirada em modelos internacionais de sucesso.
Cronograma da “Feira Viva Mulher” – Museu do Rio
Quinta-feira (12)
Oficina: Beleza com propósito – 14h às 16h
Sexta-feira (13)
Palestra: Como o Empreendedorismo muda vidas – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Sábado (14)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
Segunda-feira (16)
Oficina: Empreender com Clareza – 9h às 11h
Palestra: Vamos falar sobre dinheiro – 14h às 16h
Terça-feira (17)
Oficina: Autocuidado – 9h às 11h
Oficina: Gestão de tempo – 14h às 16h
Quarta-feira (18)
Oficina: Empreender com Clareza – 9h às 11h
Palestra: Importância do Google Meu Negócio – 14h às 16h
Sexta-feira (20)
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h
Oficina: Técnicas de produtividade no empreendedorismo – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Sábado (21)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Palestra: Como encantar e fidelizar seu cliente – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
Terça-feira (24)
Oficina: O Caminho Emocional para uma Carreira Próspera – 9h às 11h
Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h
Quarta-feira (25)
Palestra: A importância do inglês no turismo – 14h às 16h
Quinta-feira (26)
Oficina: Maravilhosa Sim, Perfeita Não – 14h às 16h
Sexta-feira (27)
Oficina de Olaria – 9h às 11h
Oficina: Mude a sua água e mude a sua vida – 9h às 11h
Oficina de Olaria – 14h às 16h
Oficina: A Imagem que Fala – O Poder dos Acessórios no Dia a Dia – 14h às 16h
Sábado (28)
Oficina de Olaria – 13h às 15h
Oficina: Construindo potências: mulheres fortes, emoções inteligentes – 14h às 16h
Oficina de Olaria – 16h às 18h
#PraCegoVer
A imagem mostra a entrada do Museu do Rio, localizado no bairro Porto, onde também está situado o Aquário Municipal e será realizada a Feira Viva Mulher.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Secretárias apresentam plano para rede de apoio às mulheres
Published
5 horas agoon
12 de junho de 2025By
Da Redação
A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, participou nesta quarta-feira (11), ao lado das secretárias municipais de Saúde, Lúcia Helena, e de Assistência Social, Hélida Vilela, da reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá. O encontro, presidido pela vereadora Maria Avalone, teve como pauta a reestruturação da rede de apoio às mulheres na capital, com ênfase na definição de novos espaços de acolhimento e na apresentação preliminar do Projeto Acolher, que prevê a implantação de salas com equipes multidisciplinares integradas à atenção básica.
Além de representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o evento contou com a presença da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil, e das vereadoras Baixinha Giraldelli, Michelly Alencar e Maysa Leão.
Durante a reunião, Hadassah destacou a importância dos espaços de escuta e acolhimento, ressaltando que a Secretaria da Mulher de Cuiabá vem se consolidando como uma porta de entrada para denúncias e apoio às vítimas. “Hoje temos atendimento psicológico na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, com uma psicóloga fixa e uma coordenadora psicóloga. É um espaço aberto para qualquer mulher da rede. Estamos também prestes a inaugurar o Centro de Referência ‘Casa da Mulher Tipo 3’, previsto para agosto ou setembro e, com isso, estamos ampliando os atendimentos”, anunciou.
A secretária também comentou sobre a reestruturação dos atendimentos após o encerramento das atividades em unidades de Pronto Atendimento (UPAs), explicando que esse processo revelou falhas, como a permanência de mulheres que não compareciam aos atendimentos, mas cujos nomes permaneciam na lista de assistidas.
“Um ponto positivo foi a análise dos atendimentos em andamento. Descobrimos, pelas triagens, que havia mulheres cadastradas desde 2020 que já não compareciam e não precisavam mais de acompanhamento, mas ainda constavam como atendidas. O espaço é voltado para vítimas de violência, mas muitos casos eram encaminhados por outros motivos. Isso não invalida a necessidade dessas mulheres, mas desvia o foco da finalidade do serviço. Como gestores, temos o dever de cuidar do recurso público, evitando ausências e profissionais ociosos”, relatou Hadassah.
A secretária de Saúde, Lúcia Helena, explicou que as salas de atendimento foram desativadas por estarem em locais irregulares, comprometendo o acesso das ambulâncias e o funcionamento das unidades, em desacordo com as normas do Ministério da Saúde. “Isso não significa falta de acolhimento à causa. Já estamos finalizando o Projeto Acolher, que prevê salas com equipes multidisciplinares em todas as regiões da cidade, além da reorganização do fluxo de atendimento para garantir assistência à mulher desde a fase aguda até o cuidado continuado”, esclareceu.
Catarina Célia de Araújo Amorim, secretária-adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, detalhou o novo plano da pasta, que será apresentado ainda este mês. “Estamos criando quatro salas, uma por regional de saúde [leste, oeste, sul e norte], com equipes multidisciplinares: psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, ginecologistas e apoio da saúde mental”, afirmou.
A vereadora Maysa Leão reconheceu os avanços da atual gestão e criticou administrações anteriores que, segundo ela, atuavam apenas de forma simbólica. Ela observou que a lei que incentiva o empreendedorismo feminino, política pública executada pela atual gestão, é de sua autoria e foi aprovada em 2020, mas não foi implementada pela gestão anterior, mesmo com recursos destinados. Para Maysa, a reunião trouxe respostas importantes sobre a articulação para ampliar a rede de acolhimento e enfrentamento à violência.
“A secretária Hadassah se colocou com humildade. Buscou a rede, entrou nela, participa e disponibiliza tudo o que é necessário. A Secretaria, com toda a sua equipe, avançou muito. Hoje foi um dia de muitas respostas, fruto de uma semeadura de rede de enfrentamento à violência e de uma forte política de prevenção. A rede já está pronta? Ainda não, está em construção, ainda patinando, porque é uma nova gestão com novas lideranças. Há pessoas que sempre atuaram na ponta, mas essas também precisam do nosso apoio para que a estrutura funcione”, afirmou a vereadora.
A presidente da Comissão, vereadora Maria Avalone, ressaltou o papel estratégico do orçamento público voltado às mulheres. “É por meio do orçamento mulher que vamos garantir que essas propostas se tornem realidade. Estamos com oito vereadoras em atuação, e nossa responsabilidade é fazer a diferença com esse time de mulheres fortes”, pontuou.
Além do debate sobre espaços de acolhimento e orçamento voltado às mulheres, foram discutidas a implantação do projeto Lírios em Cuiabá e a repactuação do Termo de Cooperação — o último assinado em 2019 — e a criação de uma nova comissão composta por representantes de cada secretaria.
Também participaram da reunião a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica; Fabiana Soares, gerente da Casa de Amparo de Cuiabá; Adriany Carvalho, representando a juíza Ana Graziela Vaz de Campos, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar; Francielle Claudino Brustolin, procuradora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; e Judá Maali Pinheiro Marcondes, delegada da Polícia Judiciária Civil e titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, entre outras autoridades que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra secretárias municipais, vereadoras e outras autoridades que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher durante reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Corinthians e Grêmio empatam em Porto Alegre no último jogo antes da pausa para o Mundial de Clubes

Empate no Barradão freia Cruzeiro na busca pela liderança

Santos vence Fortaleza no apagar das luzes e deixa a zona de rebaixamento

Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas

Comissão de Constituição e Justiça aprova garantia de sigilo a pessoas com HTLV
RONDONÓPOLIS


Prefeito Cláudio Ferreira emite pesar pelo falecimento do Lelo Brega
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, transmite o seu pesar pelo falecimento do pioneiro Alminedes Ribeiro Nogueira (Lelo Brega), ocorrido...


Vereadores e prefeito de Rondonópolis realizam visita técnica ao Hospital de Amor
Vereadores e prefeito de Rondonópolis realizam visita técnica ao Hospital de Amor. Na próxima terça-feira (17), uma comitiva de vereadores...


Município realiza vacinação de pets de porta em porta
Os tutores de animais de estimação de Rondonópolis não precisam mais sair de casa com seus pets para receber a...
MATO GROSSO


Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos...


Mutirão da Cidadania leva serviços e benefícios sociais aos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, entre os dias 10 e 11 de junho, mais...


Mato Grosso é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024, aponta Mapa da Segurança Pública
Mato Grosso subiu para a segunda colocação entre os estados brasileiros que mais apreenderam cocaína em 2024, segundo dados do...
POLÍCIA


Polícia Civil divulga resultado definitivo de classificação da primeira rodada de remoção interna
A Polícia Civil de Mato Grosso divulga o resultado definitivo de classificação da primeira rodada de interessados em remoção interna...


Polícia Civil prende em flagrante irmãos gêmeos que usaram espada em roubo
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), prendeu dois irmãos gêmeos que usaram uma...


PM apreende arma, drogas e prende faccionado com extensa ficha criminal
Policiais militares do 28º Batalhão apreenderam um revólver calibre 38, uma barra de maconha e uma porção de cocaína, na...
FAMOSOS


Xamã se declara para Sophie Charlotte no Dia dos Namorados: ‘Atriz se derreteu’
Xamã homenageou Sophie Charlotte no Dia dos Namorados com um post no Instagram onde mostrou uma série de cliques do...


Tati Machado faz linda declaração para o marido no Dia dos Namorados: ‘Meu chão’
Tati Machado, de 33 anos, homenageou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (12), data em que se comemora o Dia...


Yasmin Brunet exibe corpo definido ao posar em praia de Miami: ‘Paraíso’
Yasmin Brunet curtiu um dia de muito sol em Miami, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (12), na praia. A modelo,...
ESPORTES


Corinthians e Grêmio empatam em Porto Alegre no último jogo antes da pausa para o Mundial de Clubes
Em um confronto disputado na Arena do Grêmio nesta quinta-feira (13.06), Corinthians e Grêmio empataram em 1 a 1, no...


Empate no Barradão freia Cruzeiro na busca pela liderança
Em um jogo sem grandes emoções e que terminou com um sabor amargo para ambos os lados, Cruzeiro e Vitória...


Santos vence Fortaleza no apagar das luzes e deixa a zona de rebaixamento
Em um confronto direto contra a zona de rebaixamento que se transformou em um verdadeiro teste para cardíacos, o Santos...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Câmara capacita novos servidores convocados pela atual gestão
-
RONDONÓPOLIS6 dias ago
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses