Cuiabá

Escolas de Cuiabá farão prova com 28 mil estudantes visando avaliação do SAEB

Publicado em

Começa nesta segunda-feira (23) à aplicação de provas intensivas aos estudantes das escolas municipais de Cuiabá, com idades entre 7 e 14 ano. Até terça-feira (23), estudantes matriculados em cada uma das 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) serão submetidos a avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Serão 40 questões de multípplas e escolhas e também questões abertas em cada uma das disciplinas.

Trata-se de mais um ciclo do programa Giro pela Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para avançar nas políticas de alfabetização infantil.

As provas visam preparar os estudantes do 2º ao 5º ano para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exame nacional que mede a qualidade da educação no Brasil e será realizado em outubro. Já os estudantes do 3º, 4º e 9º ano farão avaliações de mensuração.

As provas ocorrerão simultaneamente nas 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), nos períodos das 7h às 11h e das 13h às 17h. Serão duas horas destinadas à avaliação de Língua Portuguesa e outras duas horas à de Matemática. Neste mesmo período, cada aluno também deverá responder a seis questões dissertativas: três relacionadas a Português e três a Matemática.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento da mãe de secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, orienta que as famílias se atentem às datas para evitar que os alunos faltem, já que as avaliações são consideradas de extrema importância para o desenvolvimento escolar. “É muito importante que a comunidade escolar participe, que os pais ajudem, levem as crianças às escolas e não deixem faltar. Essas avaliações são feitas para medir o conhecimento e auxiliar cada criança nas etapas de aprendizagem”, ressaltou.

A professora Thatiany Soares Correa, mentora do programa Giro pela Aprendizagem e ponto focal, também destaca a importância da participação dos pais em garantir a presença dos filhos nos dias de avaliação.

“Contamos que todos participem deste momento e que não sejam registradas faltas. Isso porque, a partir dos resultados, vamos verificar a aprendizagem das nossas crianças e, assim, identificar o que pode ser aperfeiçoado”, afirmou.

Entenda

Mensuração na educação é o processo de avaliar e quantificar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos alunos, bem como a qualidade do ensino e do sistema educacional como um todo, usando instrumentos como testes, provas e indicadores. É um componente fundamental da avaliação educacional, servindo para diagnosticar o aprendizado, fornecer feedback, traçar metas de qualidade e orientar políticas públicas educacionais, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Leia Também:  Cuiabá faz história com 41% de mulheres no primeiro escalão da prefeitura e Mesa Diretora da Câmara 100% feminina

A avaliação intensiva na educação básica é um conjunto de provas externas em larga escala que aplicam testes de Língua Portuguesa e Matemática, juntamente com questionários socioeconômicos. O objetivo é diagnosticar a qualidade da educação, identificar lacunas de aprendizagem e desigualdades, além de subsidiar a formulação de políticas públicas eficazes para o aprimoramento do sistema educacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Animais resgatados em canil clandestino recebem cuidados de saúde e alimentação da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Os animais resgatados em uma operação conjunta realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), na última semana, seguem recebendo atendimento veterinário e cuidados diários, como banho, tosa e alimentação. A ação interditou um canil clandestino que mantinha cães e roedores em condições precárias de sobrevivência e de comercialização irregular.

De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal e médica-veterinária Morgana Thereza Ens, foram resgatados cerca de 65 cães, entre machos, fêmeas e filhotes, além de 320 roedores das espécies anão russo, esquilo, twister e hamster. Os animais estavam em situação de negligência.

Logo após o resgate, passaram por triagem clínica com veterinários da BEA. Entre os primeiros cuidados, foram realizados banhos, tosa higiênica, vermifugação, controle antiparasitário e exames de sangue. A equipe também disponibilizou rações específicas para atender às necessidades nutricionais de raças pequenas, que exigem grãos em formato proporcional, miúdos.

Parte dos animais resgatados, sendo 26, ficou no canil da BEA, enquanto 10 estão em lares temporários junto à sociedade civil. Outros 36 cães, principalmente mães e filhotes, foram encaminhados para a ONG parceira, que dispõe de estrutura para atender demandas especiais e se prontificou a acolhê-los até a decisão final do processo. Os roedores também foram acolhidos pela Lunnar e passaram por avaliação de um veterinário especialista em animais silvestres.

Leia Também:  SMS de Cuiabá divulga cronograma de ações da campanha 'Julho Amarelo' de combate e prevenção das ISTs

A BEA forneceu uma tonelada de ração, além de caixas de vermífugos e vacinas.

Quanto à alimentação dos roedores, a Prefeitura está se mobilizando para conseguir doações, já que nunca havia sido realizada compra específica para esse tipo de animal, configurando uma situação emergencial.

Morgana destacou a importância da parceria entre os órgãos de segurança e o município para combater práticas ilegais.

“Eles eram mantidos sem alimentação adequada, sem acesso à água fresca, em meio ao calor, com cruzamentos irregulares e misturados em ambientes completamente incompatíveis com o que precisam para sobreviver. Muitos apresentavam parasitas como pulgas e carrapatos, além de desidratação e pelos extremamente embolados”, relatou.

Segundo ela, o papel da BEA não é fechar canis, mas encerrar atividades irregulares onde animais sofrem exploração e maus-tratos. “A sociedade tem sido parceira nesse processo e queremos que continue participando, adotando de forma consciente e responsável”, afirmou.

Além de resgatar animais vítimas de maus-tratos, a BEA também atua em projetos de castração e em ações educativas em escolas, reforçando a política pública de proteção animal em Cuiabá.

Critérios de adoção responsável

Leia Também:  SMS intensifica ações com mutirão extra e vistoria mais de 2 mil imóveis

Os animais permanecem sob tutela da Prefeitura de Cuiabá, e a adoção segue os mesmos critérios já utilizados para os demais animais do canil, mediante pré-cadastro feito em formulário online disponível nos canais oficiais do município.

“Nosso objetivo não é manter os animais no canil, muito menos transferi-los para ONGs de forma sobrecarregada. Queremos destiná-los a lares responsáveis. Para isso, avaliamos se a família tem tempo disponível, se há crianças ou idosos em casa, se o ambiente é adequado e se compreendem que animal não é brinquedo ou presente. Também não buscamos atender interesse de ‘escolha’, mas sim garantir o bem-estar do animal”, explicou Morgana.

Todos os animais resgatados serão castrados antes de irem para adoção.

Expansão do Canil Municipal

A Prefeitura de Cuiabá trabalha na ampliação do canil municipal. As obras incluem melhorias estruturais e áreas de convivência, garantindo maior qualidade de vida aos animais acolhidos temporariamente.

“O canil municipal não é o fim da vida do animal, mas o começo de um recomeço em uma nova família. Nosso trabalho é dar suporte emergencial, devolver saúde e dignidade, e encaminhá-los para um lar adequado”, reforçou a diretora.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA