Cuiabá

Em Roma, Márcia Pinheiro apresenta o programa Qualifica Mulher; iniciativa é reconhecida internacionalmente como instrumento para a quebra de ciclos de violência

Publicado em

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que também é vice-presidente nacional da Associação das Primeiras-damas, apresentou casos de empreendedorismo do programa Qualifica Mulher nesta segunda-feira (1), durante o 1º Fórum Internacional da “Virada Feminina”, realizado em Roma, capital da Itália.

O evento teve o apoio e realização da Associação de Amizade Itália-Brasil, do Consulado-Geral do Brasil na Itália e da “Virada Feminina”, instituição criada por brasileiras para promover projetos de responsabilidade social, empreendedorismo feminino e políticas públicas ecossustentáveis.

O convite para que a iniciativa fosse apresentada internacionalmente foi realizado pelo Consulado-Geral do Brasil, representado pelo embaixador Luiz Cézar Gasser. O tema central do encontro discutiu o empreendedorismo feminino de forma geral.

De acordo com Márcia Pinheiro, o Qualifica Mulher é o maior programa social já realizado em Cuiabá pela sua abrangência socioeconômica, socioassistencial e alcance ao combate à violência doméstica e familiar. Já são mais de oito mil certificações, sendo mais de 85% entregues às mulheres que realizaram mais de 44 cursos em cinco áreas diferentes.

“Esses depoimentos que apresentamos são casos de sucesso de empreendimento. Mulheres que buscaram sua independência financeira, sua reestruturação familiar, principalmente pós-pandemia. E que transformaram uma oportunidade de qualificação gratuita em seu próprio negócio, ao seu sustento familiar e mudança de vida”, destacou.

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro reforça segurança nas unidades da rede pública municipal de educação com câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT

Em Roma, ela ainda destacou mais uma importante ação da gestão Emanuel Pinheiro, que é o oferecimento de uma linha de financiamento especial para mulheres. O fomento financeiro garantido pelo Cuiabanco já concedeu mais de R$ 1,2 milhão em linhas de crédito, sendo que 65% dos beneficiários são mulheres empreendedoras.

Na prática, dos 250 empréstimos autorizados, 140 foram destinados ao público feminino, o que representa mais de R$ 750 mil destinados às mulheres. Assim como o Qualifica, o Cuiabanco foi um projeto apresentado por Márcia Pinheiro, via seu núcleo de atuação presente na estrutura da administração municipal.

“Quero parabenizar Cuiabá e todos os cidadãos pela excelente palestra da primeira-dama. É uma honra ouvir uma primeira-dama que tem uma preocupação tão grande com a geração de políticas públicas pensando nas demandas das mulheres, das mães e cidadãs de Cuiabá”, disse Marta Lívia, presidente da “Virada Feminina”.

Participam do evento em Roma:

  • Marta Lívia Suplicy, presidente internacional da Virada Feminina;
  • Sandra Pitta, vice-presidente da Virada Feminina e conselheira do Conselho Superior Feminino;
  • Maria Lúcia Cardoso Pinto Amary, deputada estadual por São Paulo;
  • Carolina Rubliauskas, chefe de gabinete da deputada Maria Lúcia;
  • Naura Schneider, atriz, jornalista e diretora da Voglia Produções;
  • Simone Viotto, empresária, CEO da JK Estética Avançada e do Grupo Viotto e conselheira do Confem;
  • Eliana Bruno de Lima e Silva, empresária, escritora e conselheira do Confem;
  • Luciana Oliveira, empresária e embaixadora diplomata americana da ADMIR, CEO das empresas Big Hair Extension e Mega Hair de Sucesso;
  • Fabíola Anselmo Paranhos, primeira-dama de Cascavel e presidente da Associação Nacional das Primeiras-Damas;
  • Mayara Bruno Turquetti, advogada criminalista, empresária e membro do GT de Solidariedade da Virada Feminina;
  • Patrice Tosi, sócia-diretora das Indústrias Tosi, vice-presidente do Sindratar (SP), membro do conselho Abrava e conselheira do Confem.
Leia Também:  Processo seletivo para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias é suspenso temporariamente

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Advertisement

Cuiabá

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Programa de educação fiscal contempla entidades sociais com R$ 180 mil

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA