Cuiabá

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência debate implementação de políticas públicas

Publicado em

Foi aberta nesta segunda-feira (30), a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, o encontro segue nesta terça-feira (31), no auditório da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

A conferência reúne servidores e representantes de entidades e da sociedade civil organizada com o objetivo de analisar, propor e deliberar metas para a implementação das políticas em prol das pessoas com deficiência no município. O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, enfatizou a importância desses encontros. “São ferramentas estratégicas para a efetivação das políticas públicas, visando à inclusão digna das pessoas com deficiência”, disse.

Durante a cerimônia de abertura, a diretora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Eliete Jandres de Morais, destacou a necessidade de união para alcançar a excelência e equidade no atendimento. “Nossa luta é contínua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que diz respeito à acessibilidade”, afirmou.

Leia Também:  Servidores e equipes da Administração Municipal recebem honraria do Legislativo

O promotor da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, especializada na Pessoa com Deficiência e Idosos, Wagner Fachone, reforçou a importância da inclusão e o progresso que a sociedade já fez nesse sentido. “Precisamos enfatizar a necessidade de continuar avançando na busca por uma inclusão cada vez mais efetiva”, apontou.

Durante dois dias, representantes de entidades e da sociedade civil organizada debatem o cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência em Cuiabá, visando a construção de políticas públicas eficazes.

Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, cuja data será anunciada em breve.

Dia 31/10- Terça-feira

08h às 12h: Palestra e discussão dos Eixos Temáticos, seguida pela elaboração das propostas

12h às 13h30: Almoço

13h30 às 15h: Discussão e aprovação das propostas por Eixo

15h às 15h30: Coffee Break

15h30 às 17h: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Advertisement

Cuiabá

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Toda a alegria do Natal da Gente 2023: Morador do Jardim Colorado compartilha o encanto festivo

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA