Cuiabá

Casos de chikungunya apresentam queda e SMS aponta prevenção continuada

Publicado em

Cuiabá registra uma queda significativa no número de casos de chikungunya nas últimas cinco Semanas Epidemiológicas (SE), conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Embora o ano de 2025 tenha apresentado um expressivo aumento de notificações em relação ao mesmo período de 2024, os registros mais recentes indicam uma tendência de estabilização e queda da doença.

Segundo o levantamento, a média semanal de notificações de chikungunya em 2024 foi de 4,0 casos. Em 2025, esse número saltou para 673,1 casos por semana, representando um aumento de 16.728,6%. No entanto, nas últimas semanas, os números têm se mantido abaixo da média, o que aponta para um resultado positivo das ações intensificadas pelo município.
Em relação à dengue, embora os números gerais de 2025 também indiquem um crescimento — passando de uma média semanal de 78,6 notificações em 2024 para 124,0 este ano (aumento de 57,8%) —, as últimas sete semanas epidemiológicas mostram uma queda nas notificações, indicando uma possível reversão na tendência de crescimento da doença.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá apoia campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza, destacou que essa redução é reflexo direto do trabalho contínuo e articulado das equipes da Prefeitura de Cuiabá. “Estamos com mutirões de limpeza em vários bairros, intensificação das visitas domiciliares pelos Agentes de Combate a Endemias, ações educativas e monitoramento constante. Essa queda nos casos é resultado do empenho incansável de toda a gestão e da colaboração de muitos moradores. Mas é importante lembrar: todo cuidado ainda é pouco. A prevenção aos criadouros do mosquito é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

Desde o início de 2025, o município confirmou 23 óbitos por chikungunya, enquanto outros 11 permanecem em investigação. No caso da dengue, três mortes estão em investigação. Os bairros com óbitos confirmados por chikungunya incluem regiões como CPA, Goiabeiras, Jardim Vitória, Araés, Parque Cuiabá, Quilombo, entre outros.

A Prefeitura reforça que, apesar da queda, o cenário ainda exige vigilância constante e engajamento da população, principalmente no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. “A participação da população é fundamental. Evitar água parada, limpar quintais, cuidar de calhas e caixas d’água são ações simples, mas que salvam vidas”, completou a secretária.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Emanuel Pinheiro entrega mais 15 ônibus com ar-condicionado para Cuiabá nesta quinta-feira (27)

A SMS segue com as ações programadas, mutirões em bairros prioritários e campanhas de conscientização. A orientação é que qualquer sintoma suspeito seja comunicado imediatamente às unidades de saúde.

#PraCegoVer

A imagem ilustra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de uma agente de endemias em uma residência durante uma vistoria domiciliar. O prefeito usa uma camiseta cinza, e a agente veste uma camiseta de manga longa azul-clara. Ao lado de um morador, eles checam objetos que possam acumular água parada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Limpurb realiza mutirão de cata-treco em 12 bairros de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início nesta terça-feira (22) a mais um mutirão de limpeza com o serviço de cata-treco, que visa facilitar o descarte adequado de materiais inservíveis. Ao longo da semana, 12 bairros e 6 avenidas da cidade serão atendidos pelos caminhões do programa.

Na terça-feira (22), os bairros Jardim Industriário I e II, e Pascoal Ramos foram os primeiros a receber a ação. Na quarta-feira (23), será a vez dos bairros Jardim Fortaleza, Santa Laura e São João Del Rey. Na quinta-feira (24), as equipes estarão nos bairros Morada do Ouro I e II, Novo Paraíso I e II, e Jardim Shangri-lá. Na sexta-feira (25), os trabalhos estarão concentrados no Residencial Santa Terezinha. E, no sábado (26), o serviço se estenderá para as avenidas Miguel Sutil, Fernando Correa da Costa, Beira Rio, Palmiro Paes de Barros, Avenida das Torres e Avenida dos Trabalhadores.

O mutirão de cata-treco é um programa gratuito que permite aos moradores a possibilidade de descartar móveis velhos, como sofás, mesas, armários, geladeiras, camas e colchões, entre outros itens que não são recolhidos pela coleta regular. Os materiais devem ser deixados em frente às residências, devidamente organizados e identificados, para serem recolhidos de maneira eficiente e com a destinação correta.

Leia Também:  Van do Sine da Gente leva oportunidades de emprego à comunidade do bairro Coophema e região nessa terça-feira (05)

No entanto, é importante destacar que o serviço não abrange restos de poda de árvore, materiais perigosos, como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e restos de alvenaria. Esses materiais devem ser descartados em locais apropriados.

A ação contará com a mobilização de cerca de 20 profissionais, que começam o trabalho às 7h e seguem ao longo do dia, garantindo que a limpeza seja realizada de maneira completa e eficaz.

Além do mutirão, o serviço também pode ser agendado para outros momentos, através do telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

#PraCegoVer

A imagem mostra os colaboradores da Limpurb realizando a retirada de móveis inservíveis através do programa cata-treco no bairro São Mateus. Os trabalhadores usam uniformes e EPIs.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

RONDONÓPOLIS

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA